quarta-feira, julho 11, 2007

Inauguração do PR 8 FAF Rota dos Romeiros, dia 14 de Julho, em Estorãos - Fafe, numa organização dos Restauradores da Granja


Dia 14 de Julho de 2007, Sábado, será inaugurado o PR 8 FAF Rota dos Romeiros, no concelho de Fafe, implementado e organizado pelo Secção de Pedestrianismo dos Restauradores da Granja,


O Percurso
Uma pequena rota (PR) circular diversificada que começa e acaba no Largo da Mourisca. Desenvolve-se por caminhos tradicionais muito antigos perseguindo o recorte dos campos, no intrincado puzzle do espaço rural. Ora seguindo as sombras das latadas enquadradas por muros altos, ora ziguezagueando por linhas de água com sofisticados modos de distribuição de regadio, a rota contorna algumas quintas e segue encosta fora onde o granito é rei. Depois de alcançar o carvalhal sagrado da Senhora da Saúde, o caminhante descansa no Parque das Merendas e segue até à fonte do Passadouro, refresca-se e vai ao Lugar de Cabeceiros, onde a vista se torna mais deslumbrante sobre o antigo Montelongo.


Clicar para ampliar


O Local
Estorãos, freguesia do concelho de Fafe situada a 5 km a Norte, tem no seu horizonte as saliências orográficas da Serra da Lameira e os montes do Passadouro no caminho das eólicas. Aparece referida nas inquirições de 1220 e hoje espelha o coração do Minho na arquitectura tradicional, nos campos, nas suas gentes espalhadas pelas inúmeras quintas e nos lugares da paisagem quadriculada – incontornável doçura verdejante. A 350m acima do nível do mar, surge ao visitante uma paisagem secular, profundamente humanizada com gente alegre e folgazã, mas também crente e piedosa pelos símbolos religiosos espalhados na Rota do Romeiro.

Terra com dinamismo no desporto, no escutismo e na assistência social tem mais um objectivo: fazer deste percurso um eco museu vivo e um lugar pedagógico a descobrir.


Programa:

8:30 horas: Abertura Secretariado no largo da Mourica, junto à Igreja:

- Inscrições, confirmações, distribuição de lembranças individuais.

9:30 horas: Inauguração da PR8 FAF “Rota dos Estorãos”
9:45 horas: Saída para a Marcha
14horas: Final da marcha (previsão)

14:30 h: Tainada Minhota:

- Convívio Gastronómico –“Traz do teu, come de todos”, para o qual deverás trazer algum petisco característico da tua região (um prato confeccionado; produtos de fumeiro; queijos; doçaria; etc.). A organização garante condições de armazenamento e conservação para os produtos. Traz o prato, a malga, os talheres e uma pinga.

Decorrerá ainda:

  • Mostra de artesanato local
  • Festival de Imagens alusivas ao pedestrianismo
  • Animação musical
  • Entrega de lembranças aos clubes participantes


Características do Percurso:
Distância a percorrer: Cerca de 9 km, em círculo
Grau de Dificuldade: Médio
Duração: Cerca de 4 horas



Inscrição:

Efectuadas e pagas até 12 de Julho 2007

- Sócios com as quotas em dia: 2,50 Euros
- Não sócios: 5,00 Euros
- Até aos 16 anos é grátis.

Após o dia 12 de Julho, a inscrição sofre um agravamento de 50%

Seguro: 3,50 Euros por cada participante não portador de Carta de Montanheiro, pago até 12 de Julho 2007.

Lembranças a todos os participantes pré-inscritos: T-shirt, pin e topoguia

Informações e inscrições:
- 966 771 364 (Afonso Costa)
- 939 253 134 (Américo Lapa)
- 963 215 968 (Manuel Lobo)
- 253 494 344 (sede Restauradores da Granja)
- 253 495 466 fax (sede Restauradores da Granja)

www.restauradoresgranja.com
montanhismo@restauradoresgranja.com

A implementação e organização deste percurso pedestre contou com o apoio, entre outrar entidade, da Junta de Freguesia de Estorãos, da Câmara Municipal de Fafe e da Naturfafe.


Fonte do texto e imagens: Restauradores da Granja

Sem comentários: