quarta-feira, julho 25, 2007

Ecopista / Ciclovia Guimarães - Fafe prevê ampliação futura.


"Quem já experimentou não tem dúvidas os cerca de 14 quilómetros entre as cidades de Guimarães e Fafe, através da pista de cicloturismo, fazem-se "na boa". Sem necessidade de grande pedalada. O percurso convida a passeios mais introspectivos ou a sprints mais competitivos. A maioria dos utilizadores opta por usar a bicicleta, mas há quem se faça à pista a pé, para passeatas demoradas.

Num caso como no outro, a experiência serve para tirar partido do percurso plano (excepção a cinco quilómetros no sentido Fafe-Guimarães, de ligeira subida) e da paisagem que faz lembrar aos mais incautos que estão no Minho - mais do lado de Fafe, diga-se, com o corredor que rasga campos e vinhas.

A ciclovia resulta da transformação da linha férrea que ligou, durante décadas, as duas cidades. Quando os comboios deixaram de circular e a vegetação começou a invadir a via, as câmaras de Guimarães e de Fafe decidiram converter o corredor numa pista. Corria o ano de 1996.

Desenhado entre vales e serras, o corredor oferece uma boa alternativa para todos os que gostam de desporto e natureza. No trajecto, o viandante pode reparar nos sinais que ainda restam da antiga linha, como a velha estação de Paçô Vieira (Guimarães), com o seu depósito de água e a estação de Fareja, agora convertida em bar que serve bebidas que prometem dar asas aos ciclistas. E tirar partido da tranquilidade.

Do lado de Guimarães, a principal entrada é em Aldão (à face da EN 206). No local, não há propriamente um parque de estacionamento à espera, na medida em que o terreno não está preparado para esse fim, mas um espaço que serve para deixar os automóveis. Pelo caminho, não abundam os pontos de água, mas valem as fontes tradicionais pertencentes a propriedades agrícolas situadas junto à via. Poderá usá-las, desde que o faça com parcimónia.

Quando funcionava, a via-férrea seguia por Mesão Frio, onde existia uma passagem de nível sobre a estrada, e depois pela encosta da Penha, até à estação central de Guimarães (agora adaptada a loja Ponto Já, do Instituto Português da Juventude). A pista é parte de um plano mais amplo do Município que prevê, numa segunda fase, a sua ligação à Cidade Desportiva - passando, portanto, pelo centro da cidade de Guimarães -, e numa fase posterior, à localidade de Silvares.

Joaquim Forte

Fonte: Jornal de Notícias -22-07-007

Sem comentários: