quarta-feira, junho 27, 2007

Inaugurado o primeiro percurso pedestre do Município de Vila Franca do Campo (S. Miguel - Açores), dia 22 de Junho

A partir de Sexta-feira, 22 de Junho, Vila Franca do Campo (S. Miguel - Açores) passou a oferecer a quem nos visita um caminho pedestre de grande interesse turístico, é o caminho Monte Escuro-Largo do Município.

Uma iniciativa do Adjunto do Presidente, Dr. Gonçalo Dias, este é o primeiro trilho pedestre inaugurado pelo Município e embora ainda não disponha de sinalização (à excepção da placa inicial) já oferece condições a quem o quiser percorrer.

Características:
Tipo de piso: pé posto, caminho agrícola e calçada regional,
Extensão: 15 km
Tempo de percurso: cerca de três horas
Grau de dificuldade: médio

Clicar para ampliar


Com 15 km de extensão, o Trilho que liga o Monte Escuro à Câmara Municipal de Vila Franca do Campo, é um dos mais completos da Ilha de S. Miguel, no que respeita à diversidade de Fauna e Flora e interesse Geológico.

Grande parte deste percurso fica situada na Reserva Natural da Lagoa do Fogo. O Vulcão do Fogo está situado na parte central da ilha de S. Miguel, inserindo-se no maciço de Agua de Pau, uma unidade geomorfológica que ocupa uma área de aproximadamente 150km e uma altura máxima de 947m.

Ao passarmos o Monte Escuro, e antes de avistarmos o Pico da Vela, à sua esquerda deslumbra-se com uma magnífica paisagem, onde a Lagoa dos Areeiros aparece como um pequeno vulcão adormecido, avistando-se o Pico da Vara como uma majestosa montanha que não passa despercebida no horizonte.

Clicar para ampliar

Após chegada ao marco geodésico, e antes de descermos para a Ermida da Senhora da Paz, poderemos optar por visitar o Pico da Vela.

Ao Pico da Vela está associada uma lenda contada pelos mais velhos, que provavelmente passou por várias gerações, que diz que os piratas que cá passavam, escondiam o que furtavam da população na zona onde se encontra este pico em forma de vela. A existência de várias marcas de pequenos trilhos à volta deste pico são uma constante, que supostamente foram criados por aqueles que antigamente iam apanhar as chamadas “levas” para colocar nas estufas do ananás.

Contornando o Pico da Vela, confrontamo-nos com uma paisagem lindíssima da Lagoa do Fogo.

Um dos pontos altos deste percurso é a vista que se consegue alcançar do Pico da Cruz para o Concelho de Vila Franca do Campo, onde é nítido o sector de ruptura provocado pelo sismo de 1522 que destruiu grande parte da primeira capital dos Açores até então. Chegando à Ermida da Senhora da Paz, deslumbre-se com a famosa vista para o Concelho de Vila Franca do Campo. Aí encontra-se um caminho de calçada regional, que nos vai direccionar para os Paços do Concelho com vários pontos de interesse turístico de visita obrigatórios.

O trilho foi inaugurado no âmbito do programa de festejos do Feriado Municipal São João da Vila 2007.

Fonte do texto e fotos: Câmara Municipal de Vila Franca do Campo


A
porpósito de Vila Franca do Campo , nesta cidade nasceu Bento de Goes, que empreendeu, entre 1602 e 1606, a maior viagem de sempre da exploração terrestre portuguesa e uma das maiores da história da humanidade. Esta viagem esta atravessou a Ásia, transpondo, entre outras formas de relevo, grandes sistemas montanhosos como os Pamires ou o Karakorum

Sem comentários: