quarta-feira, julho 18, 2007

Inauguração do 1º Percurso Pedestre do concelho de Oliveira de Azeméis, em Palmaz, contou com mais de 150 participantes


"Vilarinho de S. Luís, aldeia pacata da freguesia de Palmaz, recebeu os mais de 150 caminheiros que participaram no acto inaugural do Percurso dos Espigueiros, com uma tarde de sol magnífica.

Os cerca de 50 afáveis habitantes estavam algo deslumbrados com a quantidade de pessoas que vieram ver, de uma só vez, a sua aldeia e os seus espigueiros, que de um momento para o outro a população triplicou, mesmo que temporariamente, e era agora o centro das atenções. A responsabilidade de tal deve-se a um grupo de amigos, de Cucujães e não só, que em torno de um projecto designado por ANDAR (www.andar.cc) tem vindo à cerca de um ano a dinamizar e realizar caminhadas pela zona Norte e Centro de Portugal. Do seu programa apresentado em 16 de Setembro de 2006, consta actividades de pedestrianismo e passeios de BTT, bem como também tem colaborado com outros grupos e associações na realização das actividades indicadas e manobras de cordas.


Estando previsto no programa para o dia 14 de Julho de 2007 um percurso na aldeia de Vilarinho de S. Luís; não existindo percursos marcados e sinalizados no Município; e iria ser elaborado o folheto informativo e explicativo (a exemplo de outros já efectuados), que vem coordenando o grupo, lançou um desafio internamente a alguns elementos e a Paulo CostaJunta de Freguesia de Palmaz no passado dia 2 de Junho, no sentido de marcar e sinalizar o percurso de acordo com as normas nacionais e internacionais (Declaração de Bachyne) com vista à criação de uma instalação desportiva de base recreativa, conforme está definida na legislação portuguesa às instalações desportivas com carácter informal no âmbito das práticas recreativas, de manutenção e lazer activo, como é o caso dos percursos de caminhadas.

Clicar para ampliar

Dinamizada a equipa e o projecto aceite pela Junta de Freguesia, apesar de todas as dificuldades, deu-se início a um árduo trabalho efectuado em horário pós-laboral, que só a boa vontade, disponibilidade e entrega de todos os envolvidos fez chegar a bom porto tal iniciativa, num tempo “record”. Aqui confessa (Paulo Costa) “que algumas lágrimas de alegria rolaram pelo meu rosto no dia 11/07 quando a minutos de concluirmos o trabalho com a colocação do painel informativo, percorria sozinho o percurso e já fazendo uma avaliação do projecto, desembocava invariavelmente no quanto foi gratificante o companheirismo demonstrado por todos aqueles que colocaram este projecto de pé”.

O Percurso dos Espigueiros, é o primeiro e espera esta equipa que seja o “clic” ou a mola impulsionadora para a criação de mais alguns percursos pedestres no município, onde muitas vezes, parece que nada acontece. Que a autarquia esteja atenta e seja mais interveniente, acarinhando este e outros patrimónios que aqui e ali vão definhando. Gente anónima deixou aqui marcas, “para que outros possam também ver aquilo que nós vimos e sentimos, quando viemos aqui pela 10º vez”.

Clicar para ampliar

Este percurso pedestre é de interesse ambiental e etnográfico, desenrola-se dentro da aldeia de Vilarinho de S. Luís, na área agrícola e florestal circundante. A aldeia caracteriza-se por traços de ruralidade, por uma agricultura de subsistência em torno do milho, da vinha e dos recursos florestais. Tem nos seus muitos espigueiros os objectos “eruditos”, a que o percurso pretende dar a conhecer um pouco. Mais informações e dados técnicos poderão ser consultados e descarregados, brevemente, na pagina da Junta de Freguesia de Palmaz ou do Andar.

A caminhada terminou num convívio entre os participantes (forasteiros e moradores) em torno de deliciosa broa de milho oferecida por um neto da terra, presunto e uma pinga de vinho verde servida em malga de barro oferecido por um filho da terra, a que se juntou um deliciosos bolos confeccionados por alguns moradores. É esta a cultura que nos diferencia dos demais."

Clicar para ampliar



Folheto PR1
(clicar para ampliar)



Fonte do texto e imagens : grupo Andar (recebido via email)

2 comentários:

Anónimo disse...

Um bem-haja Fernando Vilarinho.
Este blog faz muito mais pelo Pedestrianismo, clubes, associações, ou simplesmente grupos de pessoas que de uma forma mais ou menos organizada, se deliciam a caminhar e a conhecer um pouco o pais profundo, longe das luzes ou dos mega eventos, do que algumas federações ou entidades com responsabilidades nesta e noutras áreas relacionadas.
O grupo ANDAR, tira aqui o chapéu.
Muito obrigado

fernando_vilarinho disse...

Viva!

agradeço as palavras dirigidas ao blogue.
Não é meu propósito concorrer com ninguém ou estabelecer comparações, até porque isto é só mesmo um blogue.
Se ajudar mais algumas pessoas a caminharem pelo país fora em cada semana, já é muito porreiro

Os melhores votos para o projecto Andar e Parabéns pelo novo PR.