segunda-feira, outubro 22, 2007

Passeio pedestre "Trilho da Pedra Alçada " no dia 4 de Novembro, na Serra de Arga, no âmbito das "Caminhadas no Litoral Minhoto"

Passeio pedestre "Trilho da Pedra Alçada" no dia 4 de Novembro de 2007 na Serra D'Arga.


Localização: Serra de Arga – Caminha
Tipo de Percurso: Trilho circular
Local de encontro:Junto à Igreja paroquial de Dem
Hora de Encontro: 9h30
Início e fim do percurso: Arga de S. João
Distância percorrida: 11,5 km
Duração aproximada: 4 horas
Grau de dificuldade: Fácil


Inscrições gratuitas (não incluem seguro, transporte e almoço, devendo os participantes levar almoço volante):
pedestrianismo@gmail.com
verdeminho@gmail.com


Roteiro da caminhada
O “ Trilho da Pedra Alçada” percorre caminhos da Serra d’Arga. Esta serra é um imenso maciço mormente granítico situado no extremo noroeste de Portugal, entre as margens do rio Lima e do rio Coura (que tem aqui a sua nascente). Esparza-se por quatro concelhos: Caminha, Vila Nova de Cerveira, Viana do Castelo, e Ponte de Lima. Apesar desta serra possuir uma pronunciada biodiversidade de flora (carvalho, pinheiro, amieiro, vidoeiro, sobreiro, castanheiro, oliveira, medronheiro, azevinho, loureiro, etc.) e fauna (gato-bravo, lontra, musaranho, toupeira de água, lebres e coelhos, etc.), o seu grau de protecção é relativamente diminuto, estando apenas inscrita, e em menos de 5 mil hectares, na Rede Europeia Natura 2000. Para além de um rico património natural, imemorial, também possui um considerável património humano (cultural, etnográfico, arquitectónico, etc.) que se foi edificando desde que o séc. XIV aquando do estabelecimento dos povoados na serra (as Argas). Nas suas férteis chãs a agro-pastorícia assumiu até aos princípios do séc. XX enorme relevo e daí advém o nome de Arga (Agra – Agricultura).

Vale do Ribeiro de S. João
(clicar nesta e nas imagens seguintes para ampliar)

O percurso inicia-se na aldeia de Arga de S. João, onde podemos observar a rusticidade do respectivo casario, com as eiras e espigueiros típicos. À medida que subimos a encosta podemos avistar à nossa direita o Alto das Penas e a povoação de Arga de S. João que vai ficando para trás. Umas centenas de metros adiante, encetamos o circundar do Alto da Coroa (onde durante a Idade do Ferro habitou uma povoação castreja), e em breve deparámo-nos com uma bela paisagem sobre o amplo vale do Ribeiro de S. João. Mais à frente começamos a vislumbrar o Santuário de S. João da Arga. Prosseguimos descendo pelo caminho serrano serpenteado as encostas, e acercámo-nos do mosteiro através de um escadório em pedra. Atravessámos o ribeiro de S. João e logo chegámos a este mosteiro, que merece uma visita atenta.

Mosteiro de S. João da Arga (frontaria)

Mosteiro de S. João da Arga (traseiras)

Escadório de acesso ao Mosteiro de S. João da Arga

Estamos perante um dos mosteiros mais antigos de Portugal. Terá sido fundado, em 661 D.C, por São Frutuoso, sofrendo, na Idade Média, obras de restauro encetadas pelos frades beneditinos. A sua actual igreja/capela foi construído apenas no séc. XIV. Este mosteiro, entre outras funções, era um local de passagem para Santiago de Compostela e, aí paravam e descansavam os caminheiros/peregrinos. No início e no fim do século XX também sofreu relevantes obras de restauro e conservação, sendo que o seu estado actual de preservação é muito satisfatório, e também por esse facto é muito visitado, quer por portugueses, quer por galegos.

Num parque de merendas nas cercanias teremos ocasião de merendar e descansar e assim restabelecer as energias.

Parque de Merendas junto ao Mosteiro de S. João da Arga

Retomámos o caminho seguindo o regato da Fisga para montante. Na Chã do Guindeiro, um pequeno prado de montanha, poderemos observar garranos pastando livremente. Aí inflectimos à direita por um caminho rumo à Pedra Alçada (742m), o ponto mais alto do concelho de Caminha. Apesar de ascendente este troço é muito acessível e proporciona-nos surpreendentes panorâmicas da zona. Passamos o lugar de Curros até chegarmos à Pedra Alçada, passando por grandes penedias, algumas com silhuetas antropomórficas. Neste ponto usufruímos de uma vista privilegiada em redor, quer sobre o litoral de Caminha, quer sobre a Serra de Arga, em redor. Descemos então de volta à aldeia de Arga de S. João através uma rústica e bem conservada calçada em pedra granítica.

Silhuetas antropomórficas dos penedios




Como chegar à aldeia de Dem:
Vindo de sul pela A28, no sentido Porto-Viana do Castelo-Caminha, já algo perto do final do último troço da A28 vemos uma indicação de saída para Dem e também para Arga de S. João. Sai-se nessa saída e pouco depois chega-se a uma rotunda e aí toma-se a direcção (da aldeia) de Dem, seguindo a estrada Municipal (em asfalto) EM 526. Uns minutos depois vê-se do lado esquerdo à face da estrada a Igreja, numa zona onde na estrada existem umas lombas pronunciadas para obrigar a reduzir a velocidade dos automóveis.

Vindo pela vila de Caminha toma-se a EN301 em direcção a Argela. Pouco antes de chegar a Argela, vira-se para a estrada EM526, e pouco depois passa-se pela aldeia da Argela. Prossegue-se pela mesma estrada em direcção a Dem, que fica a cerca de 8 minutos de distância de carro.

Mapa de acessos na zona.
Clicar para ampliar


Recomendável levar botas de montanha e água (em Arga de S. João existe uma fonte potável e também no Mosteiro de S. João da Arga)
Levar almoço-volante.



As "Caminhadas no Litoral Minhoto" que se realizam no 1º Domingo de cada mês pretendem percorrer algumas das áreas mais naturais dos concelhos de Caminha, Esposende, Viana do Castelo e Vila do Conde, passando por espaços como a Arriba Fóssil de Esposende, a serra de Santa Luzia, a Reserva Ornitológica de Mindelo, a costa do concelho de Esposende e de Viana do Castelo, ou a foz do Rio Minho, evidenciando que no litoral ainda existem espaços naturais que merecem uma constante visita e usufruto. Estas caminhadas são organizadas pelo blogue "Pedestrianismo e Percursos Pedestres" (http://pedestrianismo.blogspot.com) e pelo Grupo de Caminhadas VerdeMinho (http://verdeminho.blogspot.com).

Clicar para ampliar



Sem comentários: