domingo, abril 13, 2008

2ª Caminhada Por Terras de Basto, em 20 de Abril, em Mondim de Basto, organizado pela Associação basto move.te, com apoio da Câmara de Mondim de Basto


2ª Caminhada Por Terras de Basto


20 de Abril

Mondim de Basto


Organização: Associação basto move.te
Apoio: Câmara Municipal de Mondim de Basto


A concentração é na da vila de Mondim de Basto, às 8h00, junto às Piscinas Municipais onde, de seguida sairemos às 08h15 de autocarro para o Km zero da caminhada. Iniciaremos este magnífico trilho em Vilar de Ferreiros (junto à Igreja de S. Pedro) para o concluirmos 14Km depois na freguesia de Bilhó (junto às quedas de água do rio Cabrão).

É um trilho de enorme interesse paisagístico, ambiental e cultural, com um traçado linear, de dificuldade média, onde a presença de água e paisagens de amplos horizontes são uma constante. Acompanhados por límpidas levadas, frescos caminhos florestais, rústicos caminhos rurais e antigos caminhos públicos (alguns dos quais com calçadas em muito bom estado de conservação), vamos querer percorrê-lo devagar, sem demasiada pressa, dando espaço à contemplação da natureza e ao registo de cénicas fotografias.


Clicar para ampliar


O início do percurso far-se-á no largo em frente à igreja paroquial de Vilar de Ferreiros, seguindo depois por um dos antigos núcleos populacionais desta freguesia (o Bairro de Além). Após deixarmos para trás o centro desta freguesia iniciaremos uma acentuada descida por alguns quelhos de pavimento granítico e caminhos rurais até ao início da bela levada de Piscaredo. Esta notável construção que remonta, pelo menos, ao século XVIII, continua ainda hoje a assegurar o transporte das águas do rio Cabril para os férteis campos agrícolas que envolvem a vila de Mondim de Basto.

Após percorrermos quase 3 kms desta levada, onde a água marca uma constante presença no embelezamento dos diversos recantos naturais percorridos, cruzamos o rio Cabril nas Mestras, utilizando uma travessia em penedos graníticos. Aí será possível descansar um pouco e observar a junção das águas do rio Cabril e do seu afluente, o rio Cabrão, bem como o açude das Mestras.

Após caminharmos ao longo das margens do rio Cabril, iniciaremos uma longa e constante ascensão até à aldeia de Vila Chã, acompanhados pela presença de uma vegetação composta por pinheiros e cedros que oferecem apetecíveis espaços de sombra. A aldeia de Vila Chã constitui o local onde se realizará o primeiro momento de descanso oficial e de abastecimento energético e hídrico (após 8 kms de caminhada). Localizada numa pequena chã no topo de uma encosta, Vila Chã, constitui um dos mais antigos núcleos populacionais da serra do Alvão, onde ainda é possível observar algumas habitações com os tradicionais telhados de lousa.

Clicar para ampliar

De Vila Chã partiremos em direcção a Bilhó através do antigo caminho público, onde subsiste um interessante trecho da calçada medieval, especialmente na parte final desta ligação, na qual se faz a ascensão para Bilhó. Aqui, após a passagem pela igreja, percorreremos algumas das ruelas desta freguesia, pejadas de antigas e tradicionais habitações e após uma merecida pausa seguiremos em direcção ao vale do rio Cabrão. O caminho faz-se por uma paisagem de montanha.

Tendo o monte da Senhora da Graça como pano de fundo, desceremos depois em direcção ao pontão sobre o rio Cabrão, através do antigo caminho que ligava as povoações de Bilhó e Cavernelhe. Após a passagem deste, iniciaremos uma nova ascensão, numa pequena calçada granítica e após um pequeno bosque far-se-á uma inflecção à esquerda por um estradão rural que bordejado por verdejantes campos agrícolas nos leva a cruzar a ribeira de Regadas e chegar, um pouco depois, às quedas de água do rio Cabrão.

Com um merecido descanso junto às quedas de água, vamos concluir a nossa jornada, em Bilhó, , cerca das 13 horas onde estaremos aí, já com apetite suficiente para nos deleitarmos com um merecido frango no churrasco! O retorno terá transporte assegurado, cerca das 15 horas.



Inscrições (até ao dia 16 de Abril) e informações:
Posto de Turismo de Mondim de Basto
Praça 9 de Abril
4880 Mondim de Basto
Tel. 255 389 370 / 255 381 479
turismo@cm-mondimdebasto.pt

Tlf. 960 105 474
bastomove.te@gmail.com

Na inscrição deverá indicar: Nome, morada (concelho), data de nascimento, nº BI, profissão, contacto (telemóvel) e email. Caso já tenha participado numa actividade da basto move.te, ou caso seja associado, indique-nos apenas (via email ou no posto de turismo) o nome completo.

Associado- gratuito
Não associado - 6 €
Inclui seguro desportivo, hidratação e reforço alimentar durante o percurso, prospectos, almoço e transporte.


Fonte do texto e imagens: Associação basto move.te

1 comentário:

Anónimo disse...

E porque não fazer umas breves paragens para observar a destruição que se está a fazer no Monte da Srª da Graça ?