quinta-feira, abril 10, 2008

Centenas de jovens participaram na “Marcha da Leitura", dia 4 de Abril, em Mortágua


"Cerca de 750 crianças e jovens participaram, no dia 4 de Abril, na “Marcha da Leitura”, organizada pela Biblioteca Municipal de Mortágua e Escolas da sede do concelho de Mortágua, uma acção destinada a comemorar a Semana da Leitura que decorreu de 31 de Março a 4 de Abril.

Na Marcha da Leitura incorporaram-se os mais pequenos dos Jardins de Infância de Mortágua, Jardim-Escola João de Deus e Escola do 1º Ciclo de Mortágua, e os jovens da Escola Básica 2.3, Escola Secundária e Escola Profissional Beira Aguieira, para além de Professores, Educadoras e Funcionários.


Em coro os jovens entoaram múltiplos textos sobre a Lenda do Juiz de Fora. Noutros versos era evocada a figura do escritor mortaguense Branquinho da Fonseca. Noutra quadra era recordada a origem topónima do nome Mortágua. Os participantes envergavam uma t-shirt com o seguinte lema: “Ler... uma experiência tão... humana”.

A Marcha da Leitura terminou em ambiente de festa na Praça do Município. Alguns alunos declamaram poemas de Fernando Pessoa, Florbela Espanca, David Mourão-Ferreira. Outro grupo, vestido a rigor, dramatizou dois contos de Sophia de Mello Breyner. A terminar os alunos da Escola Básica 2.3 cantaram ” Ler é... Sonhar Acordado!.”

A Marcha da Leitura foi o culminar de uma semana de múltiplas actividades de sensibilização para a importância do acto de ler, que envolveram a Biblioteca Municipal, as Escolas e a Comunidade.


Fonte do texto e imagem: Câmara Municipal de Mortágua

Sem comentários: