sexta-feira, abril 11, 2008

Cerca de meio milhar de participantes portugueses e espanhóis no Encontro Ibérico de Montanhismo, de 28 a 30 de Março, na Serra da Gardunha - Fundão,

No passado fim-de-semana, entre os dias 28 e 30 de Março, a cidade do Fundão transformou-se na “Capital Ibérica do Montanhismo” acolhendo cerca de cinco centenas de participantes portugueses e espanhóis. O Encontro Ibérico de Montanhismo, promovido pela associação Gardunha Viva – Associação de Montanhismo do Fundão, cujo principal objectivo é promover o desenvolvimento de actividades ligadas ao montanhismo.

Esta iniciativa cumpriu, também, a missão de contribuir para dar maior reputação nacional e internacional, à Serra da Gardunha e à Região da Cova da Beira, nomeadamente à cidade do Fundão. O Encontro Ibérico decorreu prevendo a inclusão de um passeio pedestre, que ligará diversas zonas, como é o caso da cidade do Fundão à vila da Soalheira

Vários participantes, de diversas regiões do país, dirigiram-se a esta zona demarcada, a fim de passar um fim-de-semana mais radical e ao ar livre. Apareceram participantes das mais diversas idades, bem como de ambos os sexos, partindo ao encontro da paisagem e do ambiente natural. Este encontro é considerado um dos maiores a nível nacional, onde se aproveitou para sensibilizar as pessoas para uma maior consciencialização ambiental, através da afixação de cartazes, da distribuição de panfletos e de uma exposição fotográfica (sobre fauna e flora existentes). No dia 30 de Março decorreu a "XII Travessia da Gardunha" que contou com várias centenas de participantes.

Clicar para ampliar




Um mês (29 de Março a 30 de Abril de 2008) onde o montanhismo e as cerejeiras em flor estão em perfeita sintonia.

A empresa municipal de Turismo do Fundão, em conjunto com a Câmara Municipal do Fundão e entidades/operadores locais, dinamizam entre 29 de Março e 30 de Abril, um amplo programa de actividades de cariz turístico, promovendo as cerejeiras em flor, que por norma, nesta altura do ano, caracterizam a paisagem da Gardunha. Quem passeia por ali, ao subir a serra, dá-se conta da beleza destas árvores que se vestem de branco, num espectáculo de rara beleza, que começa a ser valorizado por um cartaz turístico de grandes potencialidades.

Entre as actividades encontram-se agendados passeios pedestres, entre várias outras iniciativas de carácter desportivo, como é o caso do encontro de montanhismo. Os Caminheiros da Gardunha, todos os domingos de manhã, irão organizar percursos pedestres na serra. Um dos principais momentos deste esforço de promoção desta univocidade turística, serão os momentos musicais nos pomares de cerejeira, interpretados por membros da Academia de Música e Dança do Fundão.

Para integrar todo este conjunto de actividades num único cartaz e num programa turístico, a empresa municipal Fundão Turismo criou um conjunto de pacotes de visita, já disponíveis em alguns operadores turísticos.



Fontes:
Texto (com algumas adaptações) - blogue "Surreal+Humanity"
Imagem -
Gardunha Viva


Sem comentários: