domingo, abril 20, 2008

VIII Marcha da Liberdade, dia 25 de Abril, nas Serranias de Fafe - Freitas, Vila Cova, e Serafão. Organização dos Restauradores da Granja

VIII Marcha da Liberdade

25 de Abril


Serranias de Fafe - Freitas, Vila Cova, Serafão

Início- 9h30 - Igreja de Freitas
Organização: Restauradores da Granja – Secção de Pedestrianismo

Clicar para ampliar

Para comemorar o 34º aniversário da Revolução dos Cravos, a Secção de Pedestrianismo/Montanhismo dos Restauradores da Granja promove uma caminhada guiada nas Serranias de Fafe no dia 25 de Abril de 2008.
O percurso atravessa os ambientes rurais das freguesias de Freitas, Vila Cova e Serafão, situadas no noroeste do concelho de Fafe, todas rodeadas de uma natureza bravia. São pequenos paraísos, resguardados no tempo e no espaço pela serra de cabeceiras (serra da Cabreira) Serra do Maroiço e a Sul sacralizados pelo Monte de Santa Marinha, que bem merecem o emblema desta marcha da “LIBERDADE”.

Do adro da igreja de Freitas local de encontro e de partida – há que olhar bem os píncaros e descer paulatinamente até ao vale do “Rio Torto” com cuidado… para observar moinhos, casas rurais, leiras e lagares de azeite e depois, no centro de Vila Cova, parar para sentir a mística dos lugares. São “alminhas”, o caminho do peregrino para S. Bentinho da Porta Aberta, as capelas restauradas, as fontes, os campos abandonados, as inúmeras casas senhoriais com segredos bem escondidos e pedras das calçadas que a todos convidam à descoberta. É uma flora riquíssima que espera por nós.

O encontro com as gentes e locais do perímetro do nosso concelho de Fafe é o objectivo desta série de trilhos da liberdade, porque só se pode amar e preservar a memória que realmente se conhece. A Festa da Liberdade segue até à meta, junto ao terreiro da capela de Santo António, no lugar do Barreiro, em Serafão, com muita música e boa disposição onde a máxima “trás o teu e come de todos” será mesmo um princípio para se cumprir, conforme manda a tradição. E do “Coro da Primavera” do Zeca Afonso fazemos a essência do nosso convite: que “venham lavradeiras, mondadeiras deste campo em flor; venham de mãos dadas, enlaçadas semear o amor”. Todos os amantes da natureza, da liberdade e da aventura são nossos convidados!

Programa:
09:30 horas: Abertura Secretariado junto à Igreja de Freitas
10:00 horas: Início da Marcha (sem tolerância)
13:30 horas: Previsão da Chegada da Marcha, Capela de Santo António em Serafão
14:30 horas: Convívio Gastronómico, para o qual deverá trazer algum petisco da região e uma pinga



Distância a percorrer: Cerca de 10 km, em círculo
Grau de Dificuldade: Médio
Percurso Linear ( haverá transporte no final da marcha aos condutores para o local do início)
Duração: Cerca de 3h30



Inscrições e informações:
montanhismo@restauradoresgranja.com
Tlm. 919 021 132 (Gabriel Soares)
Tlm. 939 253 134 (Américo Lapa)
Tlm. 963 215 968 (Nelo Lobo)
Tel. 253 494 344 (sede Restauradores da Granja) Fax 253 495 466
www.restauradoresgranja.com

Taxa de inscrição: Sócios 2,5 € | Não sócios: 5 €
Até aos 16 anos é grátis.

Seguro: 3,50 Euros por cada participante não portador de Carta de Montanheiro, pago até 23 de Abril

Oferta de lembranças a todos os participantes pré-inscritos.


Fonte do texto e imagem: Restauradores da Granja

Sem comentários: