quinta-feira, abril 10, 2008

54ª Caminhada AFIS nas Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos, dia 4 de Maio, em Ponte de Lima, organizada pelo Caminheiros AFIS - Ovar

A Secção de Pedestrianismo do Clube AFIS – Atletas Fim de Semana, de Ovar, organiza dia 4 de Maio, a 54ª Caminhada AFIS na Zona de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos, no concelho de Ponte de Lima


Clicar para ampliar

A Zona de Paisagem Protegiada das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos localiza-se nas freguesias de Bertiandos, S. Pedro de Arcos, Estorãos, Moreira do Lima, Sá e Fontão, a 4 Km da sede de concelho, Ponte de Lima. Em termos naturais, a área desenvolve-se em torno de duas lagoas e das margens do rio Estorãos e divide-se numa zona de tapadas e numa zona de veigas.

Dos seis percursos marcados no terreno, o Percurso da Água é mais longo da rede e tem como principais objectivos a compreensão do movimento do principal elemento desta área protegida, a água, bem como a interpretação da área das Tapadas do Mimoso e o contacto com a forma de distribuição da ocupação humana na área envolvente à paisagem protegida.

Com partida do Centro de Interpretação Ambiental, o percurso desenvolve-se ao longo de 12,5 km, sendo circular e com um grau de dificuldade média. A caminhada permitirá apreciar a Quinta de Pentieiros, agora recuperada para Centro de Acolhimento, bem como a bela paisagem ribeirinha valorizada pela zona de lazer fluvial da Azenha de Estorãos; a deslocação sobre o passadiço que contorna a lagoa das Tapadas do Mimoso possibilitará desfrutar da paisagem e serenidade características deste espaço; já na parte final do percurso, encontrar-se-á a Quinta da Lage ou o Solar de Bertiandos, um dos ex-libris do Norte do País.

Para os menos afoitos do ponto de vista físico, a alternativa é relaxante Percurso das Veigas. Este percurso tem como principal objectivo a interpretação da zona das veigas e valores associados e parte igualmente do Centro de Interpretação Ambiental, para uma caminhada circular na distância de 6 km, com um grau de dificuldade baixa. Atravessará uma zona de pinhal, onde será possível escutar gaios e gralhas e encontrar pinhas roídas, dispersas pelo solo, que indicam a presença de esquilos. Seguirá, depois, junto ao limite da área protegida até à estátua das quatro mãos, símbolo da união de quatro freguesias, coincidindo a determinada altura com o Percurso da Água.


Programa:
07h00 – Partida (Largo dos Campos, Ovar)
09h00 – Percurso da Água (12,5 km)
ou, em alternativa,
Percurso das Veigas (6 km)
13h00 – Almoço
15h00 – Tarde livre em Ponte de Lima
19h00 – Chegada



Inscrições e Informações:
TM: 963 171 354, 969 531 844 ou 936 206 882
E-mail guido.enf.afis@sapo.pt
http://caminheirosafis.blogspot.com

Inscrições (até 24 de Abril e limitadas a 63 participantes):
6,50 € (Sócios) / 7,50 € (Não Sócios)
A inscrição inclui viagem em autocarro com partida do Largo dos Campos, em Ovar, às 07h00

Fonte do texto e imagens: Caminheiros AFIS [Joaquim Margarido]

Sem comentários: