quinta-feira, abril 17, 2008

Instituto da Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB) e o fomento do Turismo nas Áreas protegidas

O Instituto da Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB) alertou, esta sexta-feira, que as áreas protegidas ainda não estão devidamente preparadas para receber quem as procura para actividades de lazer.

«Há uma separação entre visita à área protegida e a lógica do alojamento que não é benéfica, porque nem os operadores de alojamento nas áreas protegidas beneficiam dessa proximidade nem as áreas protegidas beneficiam das pessoas que estão alojadas na envolvente», alertou o director de comunicação e gestão de operações do ICN, Henrique Pereira dos Santos (e também Director das Áreas classificadas do Norte - PNPG e Parques Naturais do Montesinho, Douro Internacional, Litoral Norte e do Alvão).

Para este director, o atendimento com frequência no sector «não é muito profissionalizado», para além de existir «uma grande fragilidade de comunicação, porque as pessoas não têm uma percepção da área protegida como destino de visita». O representante do ICN explicou que as pessoas que vão às áreas protegidas procuram apenas fazer desportos radicais ou caminhadas, sendo que «a ideia da área protegida não está permanentemente presente».

Para este instituto, se o número de visitantes aumentar, as áreas protegidas não ficarão em perigo, porque a protecção destes espaços está acautelada pelas regras de gestão existentes. «A visitação nas áreas protegidas é permitida com os instrumentos de gestão que existem e que têm como primeira prioridade a conservação da Natureza», sublinhou.

Recentemente foi constituído um grupo de trabalho que envolve o ICNB, o Turismo de Portugal e representantes da indústria hoteleira para desenhar uma estratégia para melhorar as condições de visita às áreas protegidas, um projecto que poderá beneficiar dos novos apoios comunitários."

Fonte: TSF online - 11-4-008



O novo presidente (empossado ontem) do ICNB é o eng. Tito Rosa, e o vice-presidente é Carlos Figueiredo.


Ler a notícia publicada
(04/04/008) no jornal SOL:
Concursos para directores-adjuntos do ICNB sob supeita

Sem comentários: