domingo, abril 13, 2008

55ª Caminhada AFIS - Trilho Pedestre da Águia do Sarilhão (Gerês), em Terras de Bouro, dia 1 de Junho, realizada pelos Caminheiros AFIS


A Secção de Pedestrianismo do Clube AFIS – Atletas Fim de Semana, de Ovar, realiza dia 1 de Junho, Dia Mundial da Criança, a 55ª Caminhada AFIS - Trilho Pedestre da Águia do Sarilhão (Gerês), no concelho de Terras de Bouro

Clicar para ampliar


Esta caminhada desenrola-se no Gerês, no âmbito da edição inaugural do Ultra-Trail da Geira Romana, uma organização conjunta do Clube .com (Clube de Orientação do Minho) com a Câmara Municipal de Terras do Bouro e Confraria Trotamontes, com a qual a Secção de Pedestrianismo do Clube AFIS está geminada.

O Trilho da Águia de Sarilhão, localizado na freguesia do Campo do Gerês, possui um património de fortes tradições culturais e etnográficas. Este trilho pedestre de pequena rota (PR), de âmbito histórico e cultural, tem uma extensão de 9 km, com cerca de 3 horas de duração e apresenta um grau de dificuldade médio. Estende-se por terrenos aplanados de um vale alargado, por onde passa o Ribeiro de Rodas, entre o Museu Etnográfico e a margem esquerda da albufeira de Vilarinho das Furnas, sendo esta a sua extremidade Norte. Percorre os aglomerados rurais deste antigo povoado e descortina, por entre os arruados estreitos, os espigueiros e habitações com as suas cruzes cimeiras e varandas com madeiramentos costumeiros abertas ao logradouro.

Inserido numa importante área do Parque Nacional da Peneda Gerês, este trilho aproxima-se de outros locais de interesse, como a fraga do Sarilhão, a Mata Nacional de Albergaria e a extinta aldeia comunitária de Vilarinho das Furnas. Do legado patrimonial realça-se, com distinção, a Via Nova XVIII (Geira), com passagem pelas milhas XXVII, XXVIII e XXIX e pelo núcleo de padrões romanos. Nas proximidades da milha XXIX avultam vestígios indeléveis da trincheira do Campo que, na Idade Média, serviu de defesa da raia portuguesa nas invasões hostis.


Programa:
06h30 – Partida (Largo dos Campos, Ovar)
09h30 – Trilho Pedestre da Águia de Sarilhão (9 km)
12h45 – Almoço-Convívio
15h00 – Tarde livre em Campo de Gerês
Visita ao Museu Etnográfico de Vilarinho das Furnas
18h30 – Chegada



Inscrições e Informações:
TM: 963 171 354, 969 531 844 ou 936 206 882
E-mail guido.enf.afis@sapo.pt
http://caminheirosafis.blogspot.com

Inscrições até 30 de Abril e limitadas a 63 participantes
15,00 € (Sócios) / 17,50 € (Não Sócios)
A inscrição inclui viagem em autocarro, almoço-convívio e seguro desportivo. Não inclui a visita ao Museu Etnográfico de Vilarinho das Furnas.

Fonte do texto e imagens: Caminheiros AFIS [Joaquim Margarido]

Sem comentários: