domingo, março 04, 2007

Excelente livro sobre os PR e GR da Galiza, disponível online gratuíto

Até meados de 2006 quando pesquisávamos informação sobre os PR e GR da Galiza tínhamos duas boas soluções: ou ir ao website da Turismo da Galiza na respectiva página de senderismo, ou então consultar a série de quatro excelentes livros “Rotas para Camiñantes” da Edicións Xerais da Galicia (editora com sede em Vigo).

A partir de meados de 2006 a Junta da Galiza publicou um Livro-Guia “Galicia: sendas para descubrir un país”, com 92 páginas a descrever todos os PR e GR da sua Comunidade. Um excelente guia, com um design muito moderno, muito bem ilustrado com mapas, rotas, belas fotos e textos muito pertinentes e consentâneos. Contabilizam-se neste guia 40 Percursos Pedestres , sendo 4 GR e 36 PRs.

Uma boa notícia é que este Livro-Guia é gratuito. É pena é que cá em Portugal por um livro semelhante temos de desembolsar, pelo menos 5 €, a uma Federação que recebe tantos milhares de € com os seus célebres estatutos desportivos. E entretanto com tantas inaugurações em Portugal de PR e GR, desde 2003, o livro da FCMP já começa a ficar muito incompleto.

Uma melhor notícia é que o livro da “Galicia: sendas para descubrir un país” também está disponível (gratuitamente) na Internet. O seu tamanho do respectivo ficheiro é um pouco grande (pdf - 21,6 Mb ), mas vale bem a pena fazer o seu download.

Na página onde disponibilizam este livro online também podemos fazer o download de outros guias como, por exemplo, dos Parques Naturais protegidos da Galiza ou do Caminho de Santiago.

Clicar na imagem para aceder ao website do livro

1 comentário:

Sandra disse...

Fernando é com imensa pena que não vou poder ir ao vosso aniversário :-(
Infelizmente surgiu um imprevisto nada agradável.
Espero poder participar em futuras actividades.
Pelo menos não deixarei de consultar atentamente tudo o que publiquem.

Obrigada