quarta-feira, março 07, 2007

Terceiro albergue de peregrinos do Caminho de Santiago de Compostela, da região do Alto Minho, será inaugurado até ao final do ano em Ponte de Lima

"Até ao final do ano, a Câmara de Ponte de Lima espera abrir as portas do que será o terceiro albergue de peregrinos do Caminho de Santiago da região. Com capacidade para acolher 81 peregrinos, a estrutura foi adjudicada na última reunião do Executivo, por 360 mil euros, seguindo-se, no distrito, às estruturas implantadas em Valença (a primeira do género na região) e em Paredes de Coura.

No caso limiano, a criação do albergue de peregrinos passa pela recuperação de imóvel situado em Arcozelo e conhecido como Casa do Arnado, devendo a empresa adjudicatária "respeitar as técnicas e matérias construtivas tradicionais". No entender do Executivo liderado por Daniel Campelo, trata-se de "mais um passo" no sentido da valorização do centro histórico de Ponte de Lima, que a autarquia quer ver candidatado a Património da Humanidade.

Em Fevereiro de 2005, abria portas, em Valença, a primeira estrutura do género no Alto Minho, investimento que resultou da aquisição, pelo município, da antiga casa dos magistrados, a que se seguiu a conversão do edifício em albergue. Situada na fronteiriça vila, a estrutura está, ainda, vocacionada para o apoio a diversas actividades desportivas e culturais.

O exemplo foi seguido por Paredes de Coura que, em Maio passado, inaugurou o albergue de Rubiães, estrutura que aproveitou o edifício da antiga escola primária da localidade, há anos desactivada. Com 27 camas, o albergue courense dispõe, ainda, de espaço com capacidade para mais duas dezenas de peregrinos que queiram pernoitar no seu próprio saco-cama.

A dinamização e a valorização das estruturas de apoio situadas ao longo do Caminho Português de Santiago faz, também, parte das actividades da Região de Turismo do Alto Minho para o ano em curso, instituição que pretende lançar, em Julho próximo, uma rota marítima entre Montemor-o-Velho (na foz do Mondego) e aquela cidade galega."

Luís Henrique Oliveira

Fonte: Jornal de Notícias - 7-3-007

Sem comentários: