quinta-feira, março 29, 2007

Vila Real é uma das cidades do país com mais caminheiros,

"Centenas de caminheiros de todas as idades percorrem diariamente as ruas de Vila Real, um «fenómeno extraordinário» que nos últimos anos atingiu a cidade em nome de uma saúde melhor. São às muitas centenas as pessoas, jovens e idosas, que diariamente caminham pelas ruas de Vila Real. Aos caminheiros organizados juntam-se muitos outros, em pequenos grupos de amigos, vizinhos ou colegas de escola, que, todos os dias, depois do horário laboral, saem para as ruas da cidade para caminharem.

Um estudo realizado por uma investigadora da Universidade de Trás- os-Montes e Alto Douro (UTAD), Paula Mota, revela que Vila Real é uma das cidades de Portugal «onde há mais caminheiros». Este estudo sobre o pedestrianismo envolveu 74 pessoas, algumas das quais caminham regularmente e outras não, com idades entre 48 e 84 anos. «A grande maioria das pessoas que praticam exercício físico regularmente relata melhorias em termos de saúde como a diminuição da hipertensão ou mesmo da toma de medicamentos», afirmou.

A investigadora acrescentou que, no estudo, participaram algumas pessoas diabéticas que referiram que as caminhadas regulares ajudam a controlar o nível de açúcar no sangue, enquanto outras referiram que o exercício controla o colesterol. Paula Mota refere ainda que as pessoas «mais aptas fisicamente» são as que correm menos riscos de doenças metabólicas, salientando a importância do percurso pedestre ser compatível com as capacidades físicas do praticante, que deverá ir aumentando a dificuldade do percurso conforme o seu corpo se for habituando ao esforço.

Em Vila Real, a investigadora diz que o melhor sítio para iniciar as caminhadas é o Parque Corgo, junto ao rio, local que oferece percursos com poucos declives. A Associação de Caminheiros de Vila Real (ACVR) foi criada oficialmente em 1991, organizando semanalmente caminhadas que também têm permitido conhecer melhor a cidade e os concelhos limítrofes, nomeadamente Sabrosa, Mondim de Basto, Vila Pouca de Aguiar e Murça.

Com roupa desportiva, calçado confortável e uma vara ou pau, os caminheiros percorrem dezenas de quilómetros em ritmo acelerado, conversando muitas vezes com amigos ou vizinhos. O presidente da ACVR, Jorge Gonçalves, disse à agência Lusa que a associação tem cerca de cem sócios e que «nem a chuva, vento ou o frio» impedem as caminhadas diárias regulares. Jorge Gonçalves refere que o pau, para além de servir de «arma de defesa» contra cães, impede ainda que as mãos inchem durante a caminhada.

Para os que querem iniciar esta actividade, o difícil é mesmo conseguir aguentar o ritmo dos veteranos. António Gaspar Carvalho é considerado o «campeão» das caminhadas, por já ter realizado 23 viagens a pé aos mais variados locais, preparando agora mais uma peregrinação a Fátima, numa viagem que, diz, vai levar «apenas sete dias»."

Fonte: Diário de Trás-os-Montes / Lusa -29-3-007

Sem comentários: