sexta-feira, março 02, 2007

Plataforma Sabor Livre organiza o II Encontro "Pelo Rio Sabor" nos dias 10 e 11 de Março

"A Plataforma Sabor Livre organiza nos dias 10 e 11 de Março o II Encontro "Pelo Rio Sabor" no concelho de Mogadouro.

Esre evento também pretende recordar a concentração que ocorreu em 2004 em que se reuniram ali cerca de 400 pessoas de todo o país. Será um evento que pretende englobar uma descida de canoa/kayak de um troço do rio Sabor, e passeios temáticos nas suas margens orientados para temas relacionados com o rio.

Como se sabe, existe um projecto para a construção de uma mega-barragem na zona do Baixo Sabor, defendido pelo Governo e pelas autarquias locais. O Rio Sabor, é o último grande rio sem barragens do nosso país, e um dos últimos da Europa nestas condições, sendo por isso reconhecido por muitos, como o último grande rio "selvagem". De facto, este rio possui características únicas, que lhe permitem conservar uma importante comunidade de aves rupícolas ameaçadas e habitats de conservação prioritária a nível Europeu. Trata-se de uma área classificada como Rede Natura 2000 e Zona de Protecção Especial, segundo as Directivas Comunitárias, onde, por essas razões, não podem ser realizados empreendimentos causadores de grandes impactos ambientais.

Face à decisão do Estado português aí construir uma barragem de grandes dimensões, que iria afectar 50 km de rio, a Plataforma Sabor Livre, apresentou uma queixa à Comissão Europeia, no sentido desta não aprovar a construção desta barragem e ainda de impedir o acesso a fundos comunitários para esse fim.

Numa altura em que a Comissão Europeia se encontra a analisar todo o processo, a Plataforma Sabor Livre pretende continuar a alertar a opinião pública para esta situação, tornando conhecida a opinião de muitos portugueses a favor do abandono deste projecto. Com este evento pretende-se demonstrar um dos grandes aproveitamentos do Sabor como rio de águas rápidas com enorme interesse para a prática de desportos ligados à canoagem, e de todo o seu ecossistema como exemplo de museu "vivo" para passeios temáticos orientados para a observação do património natural ou simplesmente para passeios turísticos na natureza."

Programa
Ficha de Inscrição


Mais informações e/ou inscrições em:
www.saborlivre.org
www.aldeia.org


Contactos:
Email: saborlivre [arroba] gmail.com
Tel.: 960 173 863


Fonte do texto e imagem: Plataforma Sabor Livre

Sem comentários: