terça-feira, março 20, 2007

Workshop sobre Percursos Pedestres no concelho de Vale de Cambra. Inclui inauguração do percurso pedestre PR1 "Varandas da Felgueira"

"Percursos Pedestres como Promoção dos Recursos Paisagísticos do EDV" é o tema do workshop, a decorrer na Biblioteca Municipal de Vale de Cambra, no dia 24 de Março, a partir das 9 horas.

Este evento é dinamizado pela Agência de Desenvolvimento Regional Entre Douro e Vouga (ADREDV), em parceria com a Câmara de Vale de Cambra. A iniciativa contará com intervenções de José Bastos, presidente da Câmara de Vale de Cambra, António Alberto Gomes, da ADREDV, e de João Gomes, da empresa «Future Trends».

Após a sessão de abertura será apresentado o trabalho "Rede Natura no EDV - Impactos na Paisagem" desenvolvido pelos formandos (Felismina Topa, Maria Gabriel, Mário Pinto e Pedro Bastos) do projecto "Recursos Paisagísticos e Emprego na Formação e Desenvolvimento do Entre Douro e Vouga".

O projecto "3D - EDV" é lançado este sábado. Este projecto desenvolvido no âmbito do projecto Entre Douro e Vouga Digital - vai disponibilizar na Internet, a partir da próxima semana, o território a três dimensões dos concelhos de Arouca, Oliveira de Azeméis, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira e Vale de Cambra.

Da parte da tarde é inaugurado o percurso pedestre PR1 "Varandas da Felgueira", numa iniciativa da autarquia. Trata-se do primeiro percurso pedestre homologado do concelho, na freguesia de Arões. Segundo nota camarária, trata-se do “primeiro de um conjunto de outros percursos que pretende sinalizar e desenvolver, e que, neste momento, estão na fase final de concretização”. O turismo natural nesta região tem “um grande potencial de desenvolvimento, quer pelas suas riquezas naturais, quer pelas aldeias”, com destaque para a Serra da Freita e o Rio Cabrum.


O projecto "Recursos Paisagísticos e Emprego na Promoção e Desenvolvimento do EDV" iniciou em Setembro de 2005, financiado pelo ON (Programa Operacional da Região Norte), medida 2.5 - AIBT/EDV. O objectivo é privilegiar o património numa perspectiva de «reordenação, preservação e valorização da riqueza paisagística» dos municípios que constituem o Entre Douro e Vouga.



Programa
Manhã - Biblioteca Municipal de Vale de Cambra

9h Recepção dos participantes
9h30 Sessão de abertura
José Bastos, Presidente da Câmara Municipal de Vale de Cambra
António Alberto Gomes, ADReDV - Agência de Desenvolvimento Regional Entre Douro e Vouga
João Gomes, Future Trends
10h Rede Natura no EDV - Impactos na Paisagem
Felismina Topa, Maria Gabriel, Mário Pinto e Pedro Bastos
11h Debate
11h30 Intervalo para Café
12h 3D EDV - Conceito Inovador para Conhecer o EDV - Modelo Territorial Tridimensional - Ricardo Pinho, EDVDIGITAL; Mário Silva, 3DCITIES
13h Conclusões

Tarde - Aldeia de Felgueira

15h Naturveredas
Apresentação do percurso pedestre "Varandas da Felgueira" - no Mira Freita
Joaquim Gonçalves / Dina Leitão
15h30 Realização do Percurso Pedestre
19h Conclusão dos Trabalhos e Encerramento


Fonte do texto e iamgem: Informar Local - 20-3-007

Sem comentários: