quinta-feira, março 29, 2007

VIII Jornadas sobre Conservação da Natureza em Seia, de 21 a 24 de Abril, sob o tema Áreas Protegidas/ Educação para o Desenvolvimento Sustentável

As VIII Jornadas sobre Conservação da Natureza e Educação Ambiental, promovidas pelo FAPAS, decorrem entre 21 e 24 de Abril, em Seia, no Auditório do Centro de Interpretação do PN da Serra da Estrela. Este ano o tema é "Áreas Protegidas / Educação para o Desenvolvimento Sustentável"

"Nelas pretende-se promover a abordagem e o debate da conciliação entre as actividades humanas e a Conservação da Natureza em Áreas Protegidas, de modo a se alcançar um desenvolvimento sustentável, assegurando ao mesmo tempo uma das maiores riquezas regionais, a biodiversidade, e envolvendo simultaneamente perspectivas das diferentes áreas do conhecimento.

Segundo o FAPAS, a participação da sociedade no processo de tomada de decisões deve constituir uma das premissas centrais da política ambiental portuguesa e deverá ser também, o enfoque prioritário na gestão da Rede Nacional de Áreas Protegidas. Assim, pretende-se uma discussão sobre estratégias de gestão no que se refere às parcerias, à partilha de responsabilidades e à distribuição justa e equitativa dos benefícios gerados pela Conservação da Natureza, bem como o papel da sociedade na definição de políticas que interferem nos direitos dos cidadãos, na interpretação e usufruto do património natural e cultural, e na valorização do conhecimento baseado na simbologia local.

A estreita associação que tem vigorado entre Educação Ambiental e as Áreas Protegidas torna pertinente a discussão sobre a utilização dessas áreas, no âmbito da formação para o ambiente em contexto escolar."

Clicar para ampliar

Público alvo
Técnicos e gestores de ambiente, autarcas, técnicos de Educação Ambiental, professores e educadores, investigadores em ciências do ambiente, técnicos de áreas protegidas, coordenadores dos clubes da Cegonha-Branca, das Eco-Escolas e estudantes.

Exposição de Cartazes
Os participantes poderão enviar posters sobre Educação Ambiental no âmbito da Biodiversidade e Conservação da Natureza (dimensões máximas 70x90 cm), até 5 de Abril, para a Câmara Municipal de Seia - Largo Borges Pires, 6270 Seia (ao cuidado de Eng. Rosário). Serão também expostos trabalhos da Rede de Clubes da Cegonha-Branca e das Eco-escolas.


Programa e Ficha de Inscrição


Fonte do texto e cartaz: FAPAS

Sem comentários: