quarta-feira, março 07, 2007

1ª Caminhada pelo Ambiente da Serra da Estrela dia 12 de Maio

1ª Caminhada pelo Ambiente da Serra da Estrela

12 de Maio, Serra da Estrela

A Plataforma pelo Desenvolvimento Sustentável da Serra da Estrela (PDSSE) promove uma caminhada múltipla no dia 12 de Maio. Grupos partindo de diferentes locais, de diferentes encostas da Serra, irão subir à Torre, aí se encontrando por volta do meio dia.

Aproveitaremos a oportunidade para recolher todo o lixo que conseguirmos.

Esta actividade foi planeada por praticantes de montanhismo; assim, destina-se principalmente a montanhistas e pedestrianistas. Mas alguns trajectos previstos podem ser facilmente percorridos por pessoas sem treino.

Praticantes de BTT que tenham vontade de chegar à Torre de bicicleta, força!

E se não se sentir capaz da ascenção mas, mesmo assim, quiser participar no encontro, apareça na Torre ao meio dia, nem que seja de carro!




Objectivos:

* Aumentar a percepção pública da gravidade dos problemas ambientais na Serra da Estrela e da necessidade das políticas ambientais nesta área protegida.
* Demonstrar às instituições relevantes o nosso interesse em ver a protecção ambiental reforçada na Serra da Estrela.
* Aproveitar para recolher todo o lixo que se conseguir.
* Passar um dia agradável.


Trajectos propostos

1. Penhas da Saúde - Piornos - Terroeiro - Torre
2. Covão da Ametade - Covão Cimeiro - Torre
3. Lagoa Comprida - Cume - Torre
4. Alvoco da Serra - Alto de S. Jorge - Torre

Estas caminhadas serão realizadas por elementos da PDSSE. Se desejar juntar-se a alguma delas, por favor envie um email para padesse@gmail.com.
Se, em vez disso, preferir fazer um passeio diferente, por favor entre em contacto connosco (email acima) para podermos aqui divulgar o trajecto que escolher fazer.

Os praticantes de BTT podem preferir subir nas suas bicicletas. É mais uma possibilidade. Tal como para diferentes trajectos pedestres, por favor informem-nos a fim de darmos divulgação à vossa pedalada."


Fonte do texto e logotipo: Plataforma pelo Desenvolvimento Sustentável da Serra da Estrela (PDSSE)

2 comentários:

Anónimo disse...

Acho óptima a ideia de terem seleccionado o percurso Alvoco/Torre com passagem pelo Alto de S. Jorge. Afigura-se-me mais interessante do que o circuito inverso uma vez que se vai sendo recompensado pelo horizonte, à medida em que se ganha altitude. Há também o encanto do Alto de S. Jorge, com uma vegetação policromada de rara beleza e vistas soberbas para o Vale de Alvoco e para a Cova da Beira. Tudo isso convida a uma pausa para retemperar forças para iniciar a subida bastante acentuada para o planalto mas nada que as próprias vaquinhas não consigam vencer, a avaliar pelos vestígios que por lá deixam a testemunhar a sua passagem.
Espero que iniciativas como estas contribuam para dar uma maior visibilidade a uma terra algo esquecida, por ficar fora dos acessos tradicionais e que privilegiam o omnipresente popó.
Votos também para que sirvam de incentivo às entidades autárquicas para a necessidade de recuperarem e sinalizarem trilhos e canadas antigas, que deixaram de ser avivados devido à queda da pastorícia e ao abandono dos campos de cultivo. Há que apostar num turismo de qualidade com respeito pelo ambiente mas para colher dos seus benefícios é preciso semear primeiro, ainda que os resultados não estejam ao virar da esquina.
Bom passeio e que S. Pedro esteja bem disposto para que possam espraiar o olhar e dar trabalho às maquinetas.
Victor Santos

ljma disse...

Fernando, muito obrigado pela pela divulgação dada ao evento. Oxalá esteja bom tempo!
Abraço,
José Amoreira (o do Cântaro Zangado)