domingo, abril 01, 2007

Ocotogenário de Vila Real caminham em média 60 kms por semana

António Júlio Monteiro e António Gaspar Carvalho, ambos de 85 anos, e Heitor Relvas Correia, 76 anos, são três dos mais idosos caminheiros de Vila Real que percorrem juntos, semanalmente, uma média de 60 quilómetros. Os três veteranos já foram a pé até Santiago de Compostela (Espanha), Lurdes (França) e Fátima (Portugal), mas a grande aventura das suas vidas realizaram-na em 1998, numa viagem "única" até Roma, onde foram recebido pelo então Papa João Paulo II. Depois de 2500 quilómetros e 58 dias a pé, os três companheiros chegaram a Roma onde foram de propósito para cumprimentar Karol Wojtyla. "Apenas porque o admirávamos muito", disseram à Lusa.

A ideia da viagem até Roma surgiu no seio do grupo de caminheiros a que os três pertencem e a aventura começou a 21 de Abril de 1998 sem ser necessária uma preparação física específica. António Júlio Monteiro orgulha-se de afirmar que teve a mão do Papa pousada no seu ombro esquerdo durante "seis ou sete minutos". Para comprovar a viagem, os caminheiros guardam "como um tesouro" as fotografias que testemunham o momento em que beijaram a mão de João Paulo II e um certificado que refere a sua viagem a pé até Roma.

Os peregrinos foram acompanhados por um carro de apoio, que transportava os mantimentos num atrelado. O octogenário começou a caminhar há 60 anos e afirma que esta forma de fazer desporto "é extremamente saudável", uma situação que comprova com uma capacidade física impressionante aos 85 anos.

Fonte: Jornal de Notícias/ LUSA - 29-3-007

Sem comentários: