sábado, abril 28, 2007

A “Marcha com Bastões” ou Caminhada Nórdica

As origens da “Marcha com Bastões” (Pole Walking ou Pole Striding) ou Caminhada Nórdica remontam à década de 1930, praticada com o propósito de os esquiadores se manterem em forma durante o Verão.

Nos anos 80 tentou vingar em várias países da Europa como uma sub-modalidade do pedestrianismo, mas não logrou chegar muito longe. De volta às origens foi instituída, em 1997, na Finlândia a “Marcha com Bastões”. Ao longo dos anos tornou-se, em especial, nos países nórdicos e bálticos uma modalidade muito popular contando na actualidade com vários milhões de praticantes. A “Marcha com Bastões” é um pouco diferente da normal caminhada em que se usa bastões, pois é realizada com uns bastões um pouco diferentes (mais compridos), normalmente em regime de maior intensidade física, imprimindo à caminhada uma maior cadência de ritmo (passada alongada e como tal percorrendo-se distâncias maiores em menos tempo).


Uso de bastões na caminhada
Existem vários estudos que demonstram que o esforço da caminhadas, usando bastões é mais repartido entre os diversos membros bem como pelo resto do corpo, sendo um factor importante a redução da cargas de força exercida sobre a coluna vertebral, nas costas e sobretudo nos joelhos. É sobretudo nas zonas de maior declive que a sua influência se faz sentir como factor de potenciar maior equilíbrio do corpo e nos movimentos e da distribuição corporal do esforço. Em pisos mais irregulares ou com neve/gelo facilitam o equilíbrio e a progressão. Também contribuem para a manutenção de uma postura mais correcta, contribuindo um ciclo respiratório mais intenso e activação da circulação sanguínea. Porém alguns destes aspectos não são consensuais, até por estudos desenvolvidos no nosso país. A altura dos bastões deve ser regulado consoante o caminheiro e mesmo durante a caminhadas, sendo que nas descidas acentuadas o seu tamanho deve ser um pouco acrescido e o inverso nas subidas.

Caminhada Nórdica (Fonte da foto)






Caminhada com bastões





2 comentários:

Anónimo disse...

Acho que faltou falar dos bastões, como material, comprimento adequado para cada situação, etc.
Parabéns pelo esforço em informar.

fernando_vilarinho disse...

espero num próximo post ter oportunidade para desenvolver alguns pontos aqui focados.
Obg pelas palavras de apreço.

Boas caminhadas