sexta-feira, abril 27, 2007

Percursos Pedestres dinamizam turismo em Vale de Cambra

"A Câmara Municipal de Vale de Cambra vai criar, a curto prazo, dois novos percursos pedestres no concelho, esperando também o envolvimento de privados na dinamização do turismo natural. De acordo com fonte do município, a experiência lançada na Aldeia da Felgueira há um mês, terá garantidamente continuidade.

Certo está a criação de novos percursos devidamente sinalizados, designadamente nas freguesias de S. Pedro de Castelões e de um segundo em Arões, na Aldeia de Lomba. O concelho foi homologado e registado nos percursos pedestres reconhecidos pela Federação de Campismo e Caravanismo de Portugal e Federação Europeia de Percursos Pedestres.

O posto de turismo de Vale de Cambra tem recebido muitos pedidos de informação desde que foi lançado do percurso pedestre "Varandas da Felgueira" em finais de Março. Prevê-se que a chegada do bom tempo traga, então, esses visitantes interessados em conhecer a beleza paisagística de Vale de Cambra em caminhadas por montes e vales. Para o município local, o turismo natural tem grande potencial de desenvolvimento, quer pelas suas riquezas naturais, quer pelas aldeias, com destaque para a Serra da Freita e o Rio Cabrum.

Segundo Célia Tavares, vereadora da Cultura, o percurso "Varandas da Felgueira" está a corresponder às expectativas. «Tem sido procurado por visitantes que seguem a informação dada no posto de turismo e depois através da sinalética colocada ao longo dos cinco quilómetros que alerta, por exemplo, para a fauna e flora existente bem como o património construído». Vale de Cambra quer aproveitar «quem gosta de percursos pedestres e fazê-los vir cá», sejam nacionais ou estrangeiros. O problema do concelho para receber visitantes é a falta de alojamento, pelo que a edilidade gostaria de ver os privados «mais envolvidos» na criação de melhores condições, nomeadamente equipamentos."

Fonte: Rádio Voz do Caima - 26-4-007

Sem comentários: