terça-feira, abril 10, 2007

Marcha dos Fortes, dia 21 de Abril, pelos concelhos de Arruda dos Vinhos, Sobral de Monte Agraço, e Vila Franca de Xira



O CIMO (Clube Ibérico de Montanhismo e Orientação) , em parceria com a Junta de Freguesia de S. João dos Montes, e com os apoios da Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos, Câmara Municipal Sobral de Monte Agraço e Câmara Municipal Vila Franca de Xira, vai organizar no dia 21 de Abril, uma Marcha de Montanha percorrendo alguns dos fortes das Linhas de Torres.

Trata-se de uma actividade pedestre de resistência, com cerca de 30 kms, e que para além de proporcionar um interessante convívio desportivo, possibilitará também tomar conhecimento com um período da nossa história, que nos valoriza como nação independente.

Em 2 anos, foram construídos em segredo militar, cerca de 152 fortificações e estradas de ligação, constituindo as linhas defensivas de Lisboa, que foram decisivas na derrota da tropas napoleónicas e sua posterior expulsão da Península Ibérica. Passaremos por alguns desses locais de referência, como os Fortes do Alqueidão, Carvalha, Chão da Vinha, Sinais e Subserra, percorrendo caminhos rurais e antigas estradas militares.

Visitaremos também a Igreja de Santo Quintino (bonito portal manuelino) e a ermida medieval de S. Romão. Iniciaremos a marcha em Sobral de Monte Agraço e após uma primeira parte mais rural, com os campos amplamente verdejantes e floridos, começaremos a avistar a lezíria e os mouchões do estuário do Tejo, sempre com vistas espectaculares, terminando no monumento ao Hércules, sobranceiro ao rio, em Alhandra.


I) Concentração:
Local 1 - Alhandra
A concentração e estacionamento das viaturas particulares, será em Alhandra, sob o viaduto da A1 (autoestrada Lisboa – Porto), na ligação da Estrada Nacional 10, à estrada que vai para Arruda dos Vinhos.

Local 2 - Arruda dos Vinhos
Largo em frente da Câmara Municipal.



II) Horário:
7h30 – concentração, estacionamento e registo de presenças;
8h00 – partida em autocarros das Câmaras, para Sobral de Monte Agraço (Junta de Freguesia) – seremos pontuais, pois a jornada é longa!
9h00 – início da marcha;
13h00 – paragem para almoço, pequenos reabastecimentos e primeiro ponto de desistências – Forte da Carvalha;
16h00 – 2º ponto de reabastecimentos e de desistências – Adanaia;
18h – Previsão de final da marcha.

Sugerimos ainda uma visita à bonita Quinta Municipal da Subserra, onde decorrerá uma Feira de Produtos Naturais e Biológicos.

Clicar para ampliar


III) Transportes:
Serão assegurados transportes desde as concentrações ao local da partida, bem como dos pontos de desistência aos locais de estacionamento. Para quem iniciar em Arruda dos Vinhos, no final do dia também terá transporte de regresso, desde Alhandra.


IV) Abastecimentos:
Todos os participantes deverão ser portadores da sua alimentação e água. Nos 2 locais de reabastecimentos, poderão obter mais água e, se possível, barritas energéticas ou fruta.


V) Nível de dificuldade:
Globalmente é uma actividade de nível elevado, não só pela distância do percurso, bem como pelos desníveis a vencer. Todos participantes deverão estar em boa condição fisica e ser portadores de calçado e roupas adquadas ao estado do tempo. A marcha é guiada, devendo os participantes seguir as indicações dos responsáveis da mesma, e procurar manter o ritmo proposto, sem provocar atrasos.


VI) Inscrições:
E-mail: napoleao@cimo.pt
Taxa de inscrição - Não determinamos um valor de inscrição. Se gostar do passeio e quiser contribuir para ajudar a organização, sugerimos a oferta de um valor entre os 2 e os 5 euros.
Todos os inscritos dentro do prazo definido, estarão abrangidos por seguro de acidentes pessoais, contratado pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira.


Fonte do texto e imagem: CIMO


p.s.: não confundir esta marcha com a anual "Marcha dos Fortes" do CAAL (Clube de Actividades de Ar Livre)

Sem comentários: