sábado, abril 21, 2007

Caminhadas são a modalidade de maior projecção na Federação Internacional de Desportos Populares (IVV)

A Federação Internacional de Desportos Populares (IVV) é uma organização internacional composta por centenas de associações e clubes de todo o mundo que organizam desportos populares. Estes compreendem as caminhadas, a natação, o ciclismo, o esqui de fundo, corridas de orientação, BTT, etc. De todas estes desportos e modalidades a que sempre assumiu maior destaque na IVV foram as caminhadas, movimentando por ano dezenas de milhões de pessoas. A título de exemplo, a caminhada efectuado no dia 8 de Abril passado no Mato Grosso, no Brasil, atraiu cerca de 8 centenas de caminheiros. As caminhadas podem ser realizadas em ambiente natural, rural ou mesmo mais urbano.

A não competição, a ausência de vencedores/vencidos bem como de tempos limites são características da prática destes desportos no seio das associações e clubes da IVV. O importante é a participação e o espírito de salutar convivência.

A IVV foi fundada em 1968 por clubes da Alemanha, Suiça, Liechtenstein, e Áustria. Na actualidade congrega associações e clubes dos seguintes países da Europa (para além dos já citados): Andorra, Bélgica, Croácia, Dinamarca, França, Finlândia, Hungria, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estónia, Grécia, Islândia, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Países Baixos, Polónia, Portugal, Reino Unido, Rep. Checa Rússia, Suécia e Turquia, Da América (onde também regista forte presença em efectivos) temos o Brasil, Canada, EUA e o México. Da Ásia temos a China, Coreia do Sul, Índia, Japão e Nepal. Do resto do mundo temos a África do Sul, Austrália e Nova Zelândia.

Em Portugal os clubes representados no IVV ainda são apenas os "Amigos da Natureza" do Funchal; o 1st International Hiking Club/Madeira, e o "Portugal Natur" de Portimão.

Jogos Olímpicos onde se ganha ‘apenas’ participando.

As Olimpíadas da IVV celebram-se de 2 em 2 anos, tendo início em 1989, nos Países Baixos, realizando-se este ano de 12 a 15 de Julho na Estónia, onde mais uma vez a actividade com mais enfoque serão as caminhadas.

Cronologia das Olimpíadas da IVV:

  • I - 1989: Valkenburg (Países Baixos)
  • II - 1991: Schömberg (Alemanha)
  • III -1993: RibeauviIle (França)
  • IV - 1995: Atenas/Amaroussi (Grécia)
  • V - 1997: Vierumäki (Finlândia)
  • VI - 1999: Bibione (Itália)
  • VII - 2001: Seefeld(Áustria)
  • VIII - 2003: Genk (Bélgica)
  • IX - 2005: Pilsen + Praga (Rep. Checa)
  • X - 2007: Otepää (Estónia)
  • XI - 2009: Monte Fuji (Japão)

Até ao momento o espaço de realização restringiu-se a países europeus, tradição que será interrompida em 2009 com a realização das Olimpíadas no mítico Monte Fuji, no Japão.

Curiosamente desde 2006 relevante parte dos maiores eventos mundiais de uma modalidade afim, o Atletismo, estão a ser realizados na China, Japão e Coreia do Sul, e que se prolongará, pelo menos, até 2011. Isso vai certamente acarretar pronunciadas mudanças no panorama do atletismo mundial. Senão, vejamos:

- Campeonatos do Mundo de Atletismo (Júnior) 2006 – Pequim
- Campeonato do Mundo de Corta-Mato (ou Cross) 2006 - Fukuoka (Japão)
- Campeonatos do Mundo de Atletismo 2007 – Osaka (Japão)
- Jogos Olímpicos 2008 – Pequim seguido (como habitual) dos Jogos ParaOlímpicos
- Jogos Mundiais (World Games) 2009 - Kaohsiung (Taiwan – China)
- Campeonatos do Mundo de Atletismo 2011 – Daegu (Coreia do Sul)

Noutro âmbito, para 'expor' esta temporal primazia do leste asiático em áreas importantes, em 2010 a China organizará a importante World Expo 2010, em Shangai, que espera bater o recorde de visitantes em exposições mundiais (curiosamente ainda 'detido' pela Expo 1970, em Osaka, no Japão)


Outra associação de raíz europeia das caminhadas e a fins é a conhecida ERA - FERP (European Ramblers Association)

Sem comentários: