sábado, abril 14, 2007

Caminhada na Geira Romana ‘Via XVII’, no dia 18 de Abril

"Uma caminhada ao longo do troço inicial da ‘Via XVII’ foi a forma escolhida pelo município de Braga para assinalar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. A caminhada, a realizar dia 18 de Abril decorre entre a localidade de São Pedro d’Este e as ruínas castrejas do Monte do Pilar, na Póvoa de Lanhoso.

Os participantes devem apresentar-se até às 9,30 horas, frente à ‘Bracalândia’ com transporte em autocarros garantidos pela autarquia até São Pedro d’Este, iniciando-se a caminhada às 10 horas com chegada prevista para as 12 horas ao povoado castrejo do Monte Pilar (castelo da Póvoa de Lanhoso). O regresso, nos mesmos autocarros a Braga está programado para as 13 horas.

Inscrição prévia (gratuita e obrigatória): presencialmente, até às 17 horas de 17 de Abril, na Divisão Municipal de Renovação Urbana (Convento do Pópulo) ou nos núcleos arqueológicos municipais da Fonte do Ídolo (Rua do Raio) e das Termas Romanas (Alto da Cividade), sempre entre as 9h e as 12h30 e entre as 14h e as 17h30.

O Dia Mundial dos Monumentos e Sítios foi criado em 18 de Abril de 1982 e aprovado pela UNESCO no ano seguinte. O ano de 2007 marca o 25º aniversário deste dia, bem como a Convenção do Património Mundial.

A escolha feita pelo Município de Braga para assinalar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios —uma caminhada no troço inicial da ‘Via XVII’— pretende chamar igualmente a atenção para o trabalho que está a ser desenvolvido na recuperação dos troços ainda recuperáveis desta importante ligação do noroeste peninsular romano.

A ‘Via XVII’, que ligava a ‘Bracara Augusta’ a ‘Asturica Augusta’ (Astorga-Espanha), é considerada a mais importante ligação romana do noroeste peninsular, estando neste momento a ser convertida em projecto turístico de percursos pedestres, num projecto designado ‘Vias Augustas’. O projecto ‘Vias Augustas’, co-financiado pela União Europeia, envolve os municípios portugueses e espanhóis por ela actualmente atravessados. Com origem em Braga, a estrada transpõe os concelhos de Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho, Montalegre, Chaves, Boticas, Vinhais e Bragança, enquanto em território espanhol passa por Villardeciervos, Santibañez y Rosinos de Vidriales, Camarzana de Tera e Castrocalbón, até chegar a Astorga.

Fonte: Correio do Minho -14-4-007


Consultar excelente website das Vias Romanas em Portugal

Sem comentários: