segunda-feira, abril 23, 2007

Uma associação de defesa da Peneda-Gerês para quando?

Não existe (nem nunca existiu) nenhuma efectiva associação de defesa das serras do único Parque Nacional que temos, a Peneda-Gerês.

Para contrapor a isto em diversas àreas protegidas e serras de Portugal temos diversas organizações com esse propósito:

Há várias décadas que se escrevem inúmeros textos em jornais, revistas, websites, blogues, etc, sobre os problemas das serras do Parque PNPG. Muita gente se queixa da evolução que o PNPG tem vindo a sofrer, e certos problemas até têm um diagnóstico consensual, mas na verdade não se perspectiva, pelo menos a curto prazo, a criação de nenhuma associação (ou afim) de defesa (e promoção do desenvolvimento sustentável) das serras do PNPG.

Se iniciativas básicas do básico, como por exemplo, a maior parte dos diversos clubes e associações que usufruem regularmente deste espaço protegido para aí realizarem diversas actividades nunca realizarem quaisquer limpezas (por sua iniciativa ou de outrem) no Parque revela que será difícil alguma vez ser criada uma associação desta índole, pois afigura-se que o PNPG não tem assim tantos efectivos amigos. Muito consumo mas parca conservação!

Reitero:
Uma associação de defesa da Peneda-Gerês para quando?

Sem comentários: