terça-feira, abril 17, 2007

Rede de Percursos Pedestres do concelho de Évora atingirá em breve os 100 km, constituído sobretudo por ecopistas

"A 'moda' das ecopistas veio para ficar em Évora, que já se arrisca a ser o concelho do país com a maior rede de percursos ambientais, num total de 70 quilómetros que conquistam caminheiros e ciclistas.

É já moda na cidade ir andar a pé ou de bicicleta ao longo dos 26 quilómetros do percurso, o primeiro criado, a partir da reconversão da antiga linha-férrea Évora-Mora. «Mesmo de Inverno, há lá sempre pessoas», garante o presidente da Câmara de Évora, José Ernesto Oliveira, satisfeito pela «crescente adesão da população» e o "sucesso" da ecopista, aberta há quase dois anos p ara estimular a prática desportiva e uma vida mais saudável.

Ana Botete, adepta das caminhadas, garante que o domingo é o dia mais frequentado na ecopista com «muita gente a andar a pé ou de bicicleta». Pertencente ao grupo de caminheiros de Évora, formado na sequência do elevado número de aderentes da ecopista, Ana Botete cumpre percursos superiores a 20 quilómetros ao domingo de manhã, mas no Verão opta por passeios mais curtos, ao final da tarde.

Ana Botete lamenta, contudo, «algum vandalismo» na ecopista, com a destruição de equipamento, e a companhia de cães. «Algumas pessoas levam cães a passear para a ecopista, o que deixa sujidade e pode dar origem a quedas», alerta.

A rede de percursos ambientais do concelho já se estende por 70 quilómetros e, segundo José Ernesto Oliveira, deverá ultrapassar os 100 Km, depois de criado um roteiro ao longo do aqueduto da Água da Prata e de uma nova pista no desactivado ramal ferroviário para Reguengos de Monsaraz. Além da ecopista de 26 quilómetros até ao limite do concelho de Arraiolos, que será ampliada até Mora, num total de 60, Évora conta também com um percurso ambiental na serra do Monfurado e outro entre as freguesias dos Canaviais e Bacelo."

Fonte: Diário de Notícias -8-1-007

Sem comentários: