sexta-feira, agosto 03, 2007

ERA-FERP-EWV: o “Dia Europeu do Pedestrianismo” 2007 e o EURORANDO 2011

As actividades da The European Ramblers' Association (ERA-FERP-EWV) desde a sua fundação, em 1969, até final do século passado compreenderam sobretudo a marcação das onze Grandes Rotas europeias (E1, E2,..), hercúlea tarefa que prossegue.


O leque de actividades desta Federação, que engloba no momento mais de 5 milhões de membros, foi acrescido em 2000–2001 pela organização do maior evento na história do pedestrianismo europeu, o EURORANDO 2001. Este evento consistiu em caminhar ao longo de 10 grandes rotas europeias, partindo dos extremos da Europa até Estrasburgo, onde decorreu um grande Encontro de 22 a 30 de Setembro de 2001. Este Eurorando contou com mais de 250 mil participantes de 26 países europeus e 53 organizações nacionais. O evento decorreu sobre o mote:”Caminhar para a Unificação da Europa”.

Devido ao elevado sucesso que granjeou entendeu-se realizar em cada quinquénio um EURORANDO. O seguinte foi pois o EURORANDO 2006, onde desde Março a finais de Agosto de 2006 centenas de milhares de caminheiros percorreram as 11 grandes rotas europeias (E1, E2,..) convergindo (parte dos caminheiros) na localidade de České Budějovice, capital da Boémia do Sul (República Checa). Nesta cidade realizaram-se durante uma semana (2 e 10 de Setembro) diversos eventos festivos alusivos: caminhadas, exibições, exposições, conferências, etc. A escolha desta cidade teve em vista celebrar o amplo alargamento da União Europeia em 2004, com a inclusão de dez novos países, incluindo a República Checa. A propósito, o clube português CAAL esteve presente em České Budějovice com 66 particpantes.

O EURORANDO 2011 será sedeado na Andaluzia. Nesta Comunidade Autónoma espanhola, praticamente do tamanho de Portugal, e que conta no presente com mais de 3 mil km de percursos pedestres sinalizados, o ponto principal das diversas celebrações será em Granada. As condições excepcionais para a prática do pedestrianismo no “Parque Nacional da Serra Nevada” influíram bastante para esta escolha. Aliás, Espanha estará nos próximos anos em grande destaque a nível do pedestrianismo na Europa, pois a Reunião-geral da ERA de 2009 será realizada em Tenerife, e a Reunião-Geral de 2011 será realizada numa cidade da Andaluzia, possivelmente Sevilha ou Granada. Por outro lado, terá lugar em 2008 na Andaluzia o Seminário Internacional “Direito ao acesso e livre passagem dos Pedestrianistas”.



A ERA-FERP também instituiu a partir de 2004, a realizar na segunda semana de Setembro, o Dia Europeu do Pedestrianismo (European Walking Day) que compreende múltiplos eventos.

No ano de 2004 o tema foi “Caminhar com os Vizinhos” (Walking with Neighbours), comemorado a 12 de Setembro (Domingo). Em 2005 o tema foi “Dia de caminhadas da família” (Family Rambling Day), festejado a 10 e 11 de Setembro (Sábado e Domingo). Em 2006 em virtude da realização do EURORANDO esta celebração foi nele integrado (a 9 e 10 de Setembro de 2006)

No que concerne a Portugal o Dia Europeu do Pedestrianismo foi festejado em 2004 pela FCMP, que organizou dia 12 de Setembro em parceria com a FDME uma caminhada internacional ao longo do Rio Douro, com cerca de 350 participantes. Também o CAAL e o GEDA organizaram nesse dia com mais clubes e grupos oriundos de Portugal (GMVR, CIMO, Gardunha Viva, etc) e Espanha, uma caminhada no Parque Natural da Serra de São Mamede, no distrito de Portalegre, e que contou com 117 participantes.

Em 2005 de novo a FCMP e a FDME realizaram de 8 a 11 de Setembro a 1ª “Travessia Pedestre de S. Mamede”, com cerca de 350 participantes, que percorreram 4 etapas ao longo de 4 dias.

Este ano, 2007, o Dia Europeu de Pedestrianismo será festejado na Europa de 8 e 9 de Setembro (Sábado e Domingo), e tema voltará a ser “Caminhar com os Vizinhos”.

Fonte das imagens: The European Ramblers' Association



Consultar ainda neste blogue:

Sem comentários: