segunda-feira, agosto 06, 2007

Inauguração do PR8 FAF a Rota dos Romeiros em Estorãos, Fafe, dia 14 de Julho, movimentou cerca de três centenas de participantes

"Foi com pompa e circunstância que a PR8 FAF “Rota dos Romeiros”, implemntado pelos Restauradores da Granja, foi inaugurada no largo da Mourisca, na freguesia de Estorãos, concelho de Fafe.

Clicar nesta e nas fotos seguintes para ampliar

A população de Estorãos engalanou-se para receber os forasteiros que se juntaram à festa de inauguração do oitavo percurso pedestre do concelho fafense, que teve inicio com uma arruada pelos Escuteiros locais, seguindo-se a inauguração do painel, que marca o inicio da rota, com a bênção do pároco local, Padre Fernando.

A presidir a cerimónia o Vereador do Turismo da autarquia local, Eng. Vítor Moreira, estando presentes a Presidente da Junta de Estorãos, Fátima Caldeira, o Director /Delegado da Narturfafe, Teixeira Alves, o Presidente dos Restauradores da Granja, Gabriel Soares, o Prof. Luís Roque, representante da Cercifaf, a Chefe dos Escuteiros locais Carina Gonçalves.


A Rota dos Romeiros movimentou cerca de três centenas de pedestrianistas, com a primeira pausa na Casa das Leis de Cima, para apreciar a sua beleza e a da Capela, sentir o gosto do “Café d’Avó”, seguindo depois por caminhos antigos de rara beleza refrescando-se com as águas do Passadouro, escutando o som das águas da levada que serve os Moinhos do Canhotal levaram os participantes à antiga escola primária de Cabeceiros, onde o artesanato local foi rei.

Música popular e algumas iguarias fizeram os mais velhos recordar momentos antigos. A próxima visita estava agendada para a Capela de S. Paio, decorada a rigor, para receber os participantes. De novo no trilho e uns passos à frente a Capela da Senhora da Ajuda foi paragem obrigatória, onde o Grupo Coral entoou os seus cânticos.

Uma fruta refrescante para a viagem que o Sol apertava, o percurso estava perto do final, altura para passar junto ao Lagar de Azeite (à espera de recuperação) e de novo no largo da Mourisca, onde os romeiros/pedestrianistas conviveram, saboreando a gastronomia local, dançando, cantando ao som da banda Jolyver.


Foi um dia extraordinário, com gente fantástica, para recordar para sempre e voltar a esta localidade simpática que é Estorãos.

O evento foi organizado pela Secção de Pedestrianismo dos Restauradores da Granja e contou com o apoio da Junta de Freguesia de Estorãos, Câmara Municipal de Fafe, Agrupamento de Escuteiros n.º 964 – de Estorãos, Grupo Cultural e Desportivo de Estorãos, Fábrica da Igreja de S. Tomé de Estorãos, Naturfafe, Instituto Português da Juventude – Braga, Posto Transfronteiriço de Informação Juvenil, Mexa-se – IDP, Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, a colaboração do Jornal “Correio de Fafe”, Rádio Clube de Fafe, Jornal “Povo de Fafe” e a Revista “Caminar – Senderismo e Naturaleza”. A implantação da PR8 FAF “Rota dos Romeiros” foi um projecto co-financiado pela Sol do Ave, Leader +, FEOGA e Ministério da Agricultura Desenvolvimento Rural e Pescas."



Fonte do texto e fotos: Restauradores da Granja

Sem comentários: