segunda-feira, agosto 27, 2007

Acção de limpeza na Serra da Estrela, promovida pelo CISE, em 18 de Agosto, recolhe perto de uma tonelada de resíduos só na zona da Torre


"O Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE) organizou, a 18 de Agosto, mais uma acção de limpeza na serra da Estrela na qual participaram cerca uma centena de voluntários, nomeadamente membros da Associação de Famílias Numerosas.

No total foram recolhidos 920 quilos de resíduos na zona da Torre, entre os quais sacos de plástico, latas de bebidas, pilhas, garrafas de vidro, restos de trenós, latas de tinta, bobinas de cabos eléctricos, ferros, arame farpado, pedaços de madeira e um frigorífico. Na sua grande maioria os materiais recolhidos foram utilizados pelos visitantes e deixados no local durante a época de Inverno.

Esta acção de recolha de lixo surge no seguimento de várias acções realizadas na serra durante os últimos quatro anos, onde já participaram alunos das escolas do concelho, contabilizando já mais de quatro toneladas de lixo. Todos os resíduos recolhidos foram separados e posteriormente enviados para a Estação de Transferência de Seia e para o Eco-centro de Seia, conseguindo-se este ano reciclar cerca de 60%.

Esta iniciativa tem como objectivo sensibilizar a população para a necessidade de preservação ambiental da serra da Estrela, para que futuramente as pessoas que a visitam possam desfrutar em pleno, tanto no Inverno como no Verão, dos diversos encantos desta serra, o ponto mais alto de Portugal Continental."

Fonte: Câmara Municipal de Seia

(visto no Cântaro Zangado)

1 comentário:

Jose Veloso disse...

Pois eh Fernando Vilarinho, a etica do caos NEM sequer eh restrita aos passeios...

Ha 22 anos que passeio por Portugal e pelo mundo com o meu Clube, o CAAL (Clube de Actividades de Ar Livre) e custa tambem ver passeios que associados do CAAL pensaram, planearam, montaram, pagaram, serem pura e simplesmente copiados por outra gente incluindo o caos; e ainda vao mais longe: em contactos com pessoas e organizaçoes das regioes que visitam, chegam a utilizar abusivamente o nome do Ar Livre...apresentando-se como membros do CAAL!

Por isso, meu caro F. Vilarinho, obrigado pelo seu belo trabalho de divulgaçao do Pedestrianismo; nos, no CAAL, tambem o fazemos da maneira que sabemos e gostamos: organizando passeios! E ambos estamos sempre ah merce desta e doutra "rapaziada porreira"...sem vergonha e sem etica! Eh a vida...
Um abraço

Jose Veloso