quarta-feira, agosto 22, 2007

Inaugurado dia 15 de Agosto o Pólo de Pitões das Júnias do Ecomuseu de Barroso

" Pólo de Pitões das Júnias, do Ecomuseu de Barroso abriu ao público, dia 15 de Agosto. O novo espaço situa-se na Corte do Boi em Pitões das Júnias.

A Corte do Boi, agora recuperada e engalanada, convertida em Museu etnográfico, oferece ao visitante uma viagem no tempo, recordando saberes antigos e modos de vida que foram garantindo a sobrevivência dos pitonenses ao longo dos séculos. “Entre quem é….” continua a ser o lema do convite de entrada uma verdadeira casa barrosã, com uma lareira completa e todo o ciclo da lã, que garantia o conforto e o aconchego do lar.

A antiga Corte do Boi mantem a sua função social, representando a identidade cultural do povo, servindo de janela de informação para o concelho e agora também com carácter de divulgação dos produtos locais. O piso superior é um hino ao trabalho silencioso da mulher barrosã, enquanto o piso inferior – espaço antigamente ocupado pelo “boi do povo” – garante a descendência e a honra da aldeia nas “chegas de bois”- encontramos um espaço mais masculino dedicado aos trabalhos agrícolas, aos acontecimentos sociais e aos ofícios de soqueiro.

Deste espaço, que se deseja, que volte a ser símbolo do orgulho local poderão partir percursos à Cascata, ao Mosteiro de Sta Maria das Júnias, ao S. João da Fraga ou simplesmente comprar o pão centeio cozido no forno comunitário e fazer uma merenda tradicional deliciado com a riqueza dos valores da paisagem da gastronomia e do bem receber dos barrosões.

Pitões das Júnias, aldeia inserida no Parque Nacional da Peneda-Gerês é das aldeias mais visitadas deste concelho e com um Património inigualável que se pretende conservar e dar a conhecer. Dispõe de uma rede de percursos pedestres temáticos, acompanhados por um monitor autorizado, que foram criados na área envolvente à aldeia, passando pelos pontos mais significativos: forno comunitário, moinho, Mosteiro de Santa Maria das Júnias, cascata, entre outros, de forma a elucidar o visitante sobre o modo de vida comunitário da população e o seu património.

O Pólo Museológico está aberto todas as tardes e fins de semana todo o dia. Para marcações de visita para grupos ou guias de percursos deverá ser contactado o Ecomuseu de Barroso – 276518645 ou a Junta de Freguesia de Pitões – 963127280

Futuramente serão criados outros pólos do Ecomuseu do Barroso em Tourém e Salto e um centro interpretativo na Vila de Montalegre. É um projecto que pretende transformar o concelho de Montalegre num lugar organizado, tornando-o num museu vivo, pronto a acolher todos os amantes da natureza e da cultura.

Fonte: Ecomuseu do Barroso

Sem comentários: