quinta-feira, agosto 09, 2007

Passeios de Verão – Olhar com olhos de ver”, promovidos pela Câmara Municipal de Caminha, época de Agosto

A Câmara Municipal de Caminha está a promover os “Passeios de Verão – Olhar com olhos de ver”, com vista a proporcionar aos Caminhenses mais conhecimentos sobre a fauna, a flora e a geologia do concelho.

A Câmara, com esta iniciativa, pretende divulgar o património natural e cultural do concelho, mais concretamente os espaços da Rede Natura 2000 (estuários dos rios Minho e Coura, Litoral Norte, Rio Minho e Serra d’Arga), estimulando à reflexão para a necessidade da sua preservação, das suas transformações recentes e dos novos usos do território na perspectiva do lazer e turismo. Estes Passeios de Verão visam conservar a natureza, assim como promover os espaços da Rede Natura 2000 do concelho, através da realização de percursos pedestres nesses espaços sob a orientação de especialistas convidados, que guiarão os participantes na descoberta e interpretação do território, sob variadas vertentes, designadamente fauna, flora, geologia e geomorfologia, privilegiando, sempre, o contacto com a natureza.

Esta iniciativa no âmbito da animação ambiental e conservação da natureza, resulta de uma candidatura que o Município de Caminha remeteu ao Projecto Valimar Natura e que foi aprovada e financiada pela ON - Valorização Regional.



Os passeio do mês de Agosto, e que integram alguns dos percursos pedestres do concelho, serão os seguintes:

Dia 11 de Agosto
“Olhar com olhos de ver: aspectos geológicos e geomorfológicos da Serra d’Arga”
Este passeio, cuja distância a percorrer é de 8 Km, tem como itinerário um trilho geomorfológico.
Para realização da visita guiada e sessão de observação de pontos de interesse geológico e geomorfológico a Câmara convidou Dr. Carlos Venade, do Clube Celtas do Minho.



Dia 25 de Agosto
“Olhar com olhos de ver: vestígios do lobo ibérico na Serra d’Arga”
Este passeio, cuja distância a percorrer é de 8 Km, tem como itinerário o trilho do lobo atlântico. Visa dar a conhecer melhor os vestígios associados à presença do lobo ibérico na Serra D’Arga.
Para realização da visita guiada aos locais associados à presença do lobo ibérico na Serra D’Arga, a Câmara convidou o Dr. António Cunha.



Ambos os passeios são fruto de uma organização conjunta da Câmara Municipal de Caminha e do Clube Celtas do Minho, e os participantes deverão comparecer no CISA- Centro de Interpretação da Serra D’Arga, pelas 9 horas.



Os interessados poderão obter mais informações e inscrever-se:
Serviços Sócio-Culturais da Câmara Municipal de Caminha
Praça Conselheiro Silva Torres
Telefones 258710300 ou 912253990



Recorde-se que em Julho decorreram os passeios de Verão “Olhar com olhos de ver: aspectos geológicos e geomorfológicos do litoral minhoto” e “Olhar com olhos de ver: fauna e flora do litoral”, que visaram mostrar as características geológicas e geomorfológicas do litoral minhoto.


Fonte:
Câmara Municipal de Caminha


Noticia semelhante afixada neste blogue

Sem comentários: