segunda-feira, agosto 06, 2007

Rede de percursos pedestres do concelho de Figueira da Foz já conta com três percursos

"Está a ser cirado no concelho de Figueira da Foz uma rede de percursos pedestres, que já conta com três rotas diferentes. Estes percurso implementados pela empresa municipal Figueira Grande Turismo (FGT) visam a para captação de novos públicos e fixação do turismo na cidade, em alternativa ao sol e mar.

«Com a iniciativa, pretendemos alargar a oferta turística da Figueira da Foz e proporcionar experiências de ecoturismo para diferentes públicos, promovendo o património natural e histórico-cultural do concelho», disse à agência Lusa a administradora da FGT, Ana Redondo.

A rede de circuitos pedestres da Figueira da Foz, que já existia há alguns anos, foi hoje alvo de um protocolo entre a FGT, a Câmara Municipal e a empresa de consultoria ambiental Sinergiae, com o objectivo de dinamizar as três rotas a partir da próxima quarta-feira. Segundo Ana Redondo, as caminhadas vão realizar-se durante todo o ano, à quartas-feiras, sábados e domingos, acompanhadas por guias que falam várias línguas, com o «objectivo de fixar os turistas e atrair novos públicos».

As rotas das Salinas, de Maiorca e da Serra da Boa Viagem são aquelas que, para já, estão disponíveis para os visitantes percorrerem, com os circuitos devidamente limpos, sinalizados e protegidos ao nível de situações de risco.

A primeira, a das Salinas, permite a descoberta de um ecossistema rico, com todas as suas características únicas e a vivência cultural da produção de sal, enquanto a rota de Maiorca, atravessa a freguesia de Maiorca e os arrozais do Baixo Mondego, local de fixação dos primeiros povos da região.

Em função do sucesso da iniciativa, a FGT admite abrir ao público mais três rotas até ao final do ano."

Fonte: Diário Digital -3-08-007




Caminhadas como alternativa à praia

"A Rede de Percursos Pedestres da Figueira da Foz vai ganhar uma nova dinâmica através da promoção de percursos e eventos de interpretação e animação, para visitantes e turistas, no âmbito de um protocolo assinado, ontem, pela Câmara Municipal da Figueira da Foz, a empresa municipal Figueira Grande Turismo e a empresa de Consultoria Ambiental Sinergiae.

As três entidades assinaram um acordo que prevê a dinamização das três rotas já existentes, apostando numa "nova óptica de interpretação do património Natural e histórico-cultural do Concelho".

Os objectivos passam por "sensibilizar a população para a manutenção de hábitos de vida saudável", dinamizar sócio-culturalmente os caminhos rurais, aumentar a motivação para a prática desportiva informal no concelho, contribuir para o respeito pelo meio ambiente, ao mesmo tempo que se promove um produto alternativo ao binómio Sol/Mar.

"A iniciativa pretende alargar a oferta turística, proporcionando agradáveis experiências de ecoturismo para diferentes públicos, desde os que buscam o desafio de uma caminhada até aos que pretendem um curto e agradável passeio em família, sempre com a garantia de uma maior compreensão do local", refere uma nota da Figueira Grande Turismo. "Outra novidade é a divisão das rotas mais longas do concelho em vários percursos independentes, tornando-as assim acessíveis a um público mais vasto", acrescenta o documento.

As três rotas escolhidas no âmbito do protocolo são a das Salinas, a de Maiorca e a da Serra da Boa Viagem, sendo esta ultima ideal para pessoas que gostam de um pouco mais de desafio e que procuram conhecer mais intimamente esta maravilhosa formação rochosa e a sua riqueza natural e histórica."

Fonte: Jornal de Notícias -4-8-007

Sem comentários: