quinta-feira, setembro 20, 2007

2007: um ano gigante para o alpinismo português.


Victor Pereira e Ângelo Felgueiras (o conhecido ex-presidente do sindicato dos Pilotos de Aviação que habituámo-nos a ver frequentemente há uns anos atrás em muitas notícias de telejornais) ‘abriram as hostilidades’ com a conquista do Denali (Mt Mackinley - 6194m), considerada a montanha mais fria do planeta e a mais elevada da América do Norte, em 27 de Maio passado. Ângelo Felgueiras está em busca dos Seven Summits e a que se segue é o Everest.

Menos de um mês volvido, em 20 de Julho, João Garcia atingia aquela que muitos consideram a montanha de maior dificuldade de ascensão do mundo (e também a segunda de maior altitude), o K2 (8611m). Mas mais de valorar que isso, João Garcia chegou ao cume das cinco difíceis montanhas de oito mil (8K) que intentou nos últimos anos sem falhar nenhuma de permeio. E se nos lembrarmos das condições climatéricas de dificuldade extrema que se lhe deparam, pelo menos, no Kanchenjunga (8586m) e no Shishapangma, e que levaram as outras expedições a desistir, ainda mais impressionante se afiguram os seus feitos. Em apenas 2 anos pisar o cume do Lhotse (8516m), o K2 e o Kanchenjunga [e todas sem recurso a oxigénio] só está ao alcance de muitos poucos no mundo. João Garcia está entre os maiores desportistas portugueses de sempre.

Já no momento Gonçalo Velez, o 1º português que subiu a uma montanha de mais oito mil metros (o Annapurna, em 1991), e que depois ascendeu a mais três 8K está a tentar fazer o seu quinto 8K, o Manaslu. Este alpinista foi o 1º português a ascender ao Annapurna (o 8K com maior % de mortes) em 1991, ao Makulu (8463m, no ano de 2002), e ao dificílimo Kangchenjunga (2001). Velez subiu também ao Cho Oyo (1997) e realizou tentativas ao Lhotse e Shishapangma, cujos cumes não foi possível atingir devido à ocorrência de tempestades na zona. Tal como João Garcia não recorre a oxigénio artificial.
Agora, aos 49 anos, Gonçalo Velez vai tentar ascender ao Manaslu (8163m), numa altura do ano não ideal para subir, pois por questões de trabalho só dispõe desta fase do ano livre. O período de ascensão decorre entre 4 de Setembro e 8 de Outubro, apontando para o final de Setembro a tentativa de subida ao cume. João Garcia também vai tentar ascender ao Manaslu em 2008.

Com a subida ao cume do K2 por João Garcia em Julho passado o cume das sete montanhas mais altas do planeta (Evereste, K2, Kangchenjunga, Lhotse, Makalu, Cho Oyo, e Dhaulagiri) já foi atingido por portugueses. Algumas em duplicado: o Kangchenjunga por Gonçalo Velez e João Garcia, e o Cho Oyo por João Garcia e Daniela Teixeira.

Nota histórica: O Manaslu é considerado o oito mil dos japoneses. Esta montanha é, depois do monte Fuji, a montanha mais mítica dos japoneses. A sua primeira ascensão foi realizada em 1956 por uma expedição japonesa. A 1ª expedição feminina ao Manaslu também foi japonesa, em 1974, sendo que nesta ascensão foi a primeira vez que uma mulher (neste caso, cinco em simultâneo) superava a barreira dos 8 mil metros. Curiosamente no ano seguinte, 1975, a também japonesa, Junko Tabei, tornou-se na 1ª mulher a ascender ao Evereste.

Sem comentários: