quarta-feira, setembro 05, 2007

Passeio pedestres no Nordeste, Açores: Pico da Vara (8 de Setembro), Senhora do Pranto (22 de Setembro), e miradouro da Tronqueira (6 de Outubro)

O Centro Desportivo e Recreativo do Nordeste promove um passeio pedestre ao pico da Vara no próximo sábado, dia 8 de Setembro. A concentração terá lugar junto à igreja da freguesia da Algarvia, pelas 8h30. O percurso tem a duração aproximada de 3h00, apresenta grau médio de dificuldade e o piso é de terra batida. Aconselha-se a utilização de calçado e vestuário confortáveis, para além do habitual lanche.

Este é o pico mais alto da ilha de S. Miguel, a uma cota de 1.105 metros, podendo daqui ser avistada grande parte da ilha e a magnífica serra da Tronqueira. É habitat natural do priôlo, ave rara existente apenas na ZPE da Tronqueira e do pico da Vara. Várias espécies endémicas, como o cedro do mato, o sanguinho, o folhado, a uva da serra e a urze surgem ao longo deste percurso.

O Centro Desportivo do Nordeste fecha a temporada anual de percursos pedestres com mais dois passeios, o primeiro, já a 22 de Setembro, à Senhora do Pranto e, por último, ao miradouro da Tronqueira, dia seis de Outubro.

Fonte: Câmara Municipal do Nordeste

Sem comentários: