segunda-feira, setembro 03, 2007

Inauguração do PR1 - Os Fortes das Linhas de Torres - Alhandra / S. Romão, no concelho de Vila Franca de Xira, dia 15 de Setembro


Dia 15 de Setembro (Sábado) vai ser inaugurado o primeiro percurso pedestre sinalizado do concelho de Vila Franca de Xira. Trata-se do PR1 - Os Fortes das Linhas de Torres - Alhandra / S. Romão que foi implementado recentemente pela associação CIMO (Clube Ibérico de Montanhismo e Orientação), em parceria com a Junta de Freguesia de S. João dos Montes, e com o apoio da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira.

Trata-se de um percurso circular, de cerca de 13,5 Km, marcado no terreno segundo as normas da FCMP. Composto por duas áreas, que no conjunto têm a forma de um 8, com uma das partes de menor dimensão, situada na zona da Subserra e outra mais ampla envolvendo Trancoso e S. Romão. A primeira tem cerca de 5 km's e a segunda à volta de 7,5 km's, e uma parte comum de aproximadamente 1 km. A zona apresenta um património rico, nomeadamente várias ruínas, bem conservadas, de fortificações das Linhas de Torres e antigos caminhos militares, bem como a rica Quinta Municipal da Subserra, a Quinta do Bulhaco, a ermida medieval de S. Romão, para além de antigos moinhos de vento ainda em funcionamento. Além disto temos uma invejável paisagem rural e um relevo sobranceiro ao rio Tejo, que permite enquadramentos visuais inesquecíveis.

Este evento enquadra-se no âmbito das comemorações das Invasões Francesas.


Programa:
8h30 – Concentração, estacionamento e registo de presenças (na Quinta da Subserra existe estacionamento para todos os participantes)
9h00 – Início da marcha na Quinta Municipal da Subserra
13h – Previsão do Final do percurso


O nível de dificuldade dos percursos pedestres é acessível a qualquer pessoa. O percurso mais longo poderá causar alguma fadiga a quem não esteja habituado a caminhar. No entanto, não é de grande dificuldade.
A aconselha-se os participantes a levarem água e algum alimento, bem como calçado confortável, chapéu e protector solar.


Inscrições e informações:
Para qualquer esclarecimento, poderá usar o e-mail sjm.passeio@cimo.pt
A inscrição é gratuita e obrigatória para poder participar na actividade. Todos os inscritos dentro do prazo definido, estarão abrangidos por seguro de acidentes pessoais, contratado pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira. Haverá ainda prémios a sortear pelos participantes.


Fonte do texto: CIMO

Sem comentários: