quinta-feira, setembro 20, 2007

Caminhada Nocturna por uma causa social em Ovar, dia 15 de Setembro, promovida pelos Caminheiros Afis

II Marcha Nocturna Cidade de Ovar - 15 de Setembro

“Caminhar por uma Causa”


"Foi na noite do passado sábado. Mal tinham soado as nove badaladas no relógio da torre da Capela da Ribeira e já estava na estrada a II Marcha Nocturna Cidade de Ovar. É em ambiente de franco convívio e de sã camaradagem que o grupo se predispõe a enfrentar os 13 quilómetros do trajecto de ida e volta entre o Alto Saboga e o Cais da Tijosa, lá longe, onde a terra acaba e a ria começa…

São pouco mais de meia-centena, mas estão animados como se fossem duzentos ou trezentos. Quem cá está sabe ao que vem. E vem pela prática saudável da caminhada, pela amizade reinante no seio do grupo, pelo desafio da distância, pela magia de se embrenhar na noite. E pela vertente solidária, contribuindo com a sua inscrição a favor da CERCIVAR.

A noite, amena e sem vento, revela-se ideal para caminhar. À medida que se progride, a coluna alonga-se, modelada pelo ritmo de cada um. Rapidamente se chega ao lugar da Marinha, onde a branquinha Capela parece saudar o grupo. Percebe-se alguma gente no Café, assistindo ao desafio de futebol que àquela hora passa em canal aberto. Toma-se a estrada que leva à Tijosa e caminha-se agora entre campos de cultivo despidos, numa altura em que o milho está praticamente todo colhido e a terra se entrega a um merecido descanso antes de nova estação.

A luz vai-se tornando cada vez mais ténue. As conversas também. Todos parecem querer absorver os momentos mágicos que se antevêem à medida que se caminha ao encontro da mais completa escuridão. Os pequenos luzeiros a nascente fazem adivinhar pequenas aldeias dos concelhos vizinhos de Santa Maria da Feira, Estarreja, Oliveira de Azeméis ou S. João da Madeira. Mais além, Arouca e a Serra da Freita. A estrada de Pardilhó divisa-se distintamente e o suave arco da Ponte da Varela, a sul, parece mais próximo do que nunca. Do outro lado da ria, é a torre vivamente iluminada da Capela do Torrão do Lameiro que se impõe aos nossos olhos.

Uma pequena paragem no Cais da Tijosa serve para reagrupar os caminheiros e escutar as breves palavras de agradecimento de Joaquim Barbosa, Presidente da Direcção da CERCIVAR, deixando o convite a que todos visitem a instituição e percebam os méritos do trabalho desenvolvido ao longo dos seus trinta e um anos de existência.

O caminho de regresso faz-se igualmente de forma animada. A mesma paisagem mas uma perspectiva diferente. Se antes caminhávamos ao encontro da escuridão, agora é do regresso à luz – ainda que ténue – que se trata. Os pequenos esteiros e canais, com as margens de junco vestidas, surgem com mais nitidez, as águas como que paradas numa ria cheia a transbordar de marés-vivas.

O final da caminhada deixa o grupo cansado mas feliz. E mais rico, mais vivo. No céu, uma estrela cadente imprime o seu rasto luminoso na direcção do mar. Pois que cada um peça um desejo… a pensar já na III Marcha Nocturna, no próximo ano, ainda e sempre a fechar o Verão."

Joaquim Margarido



Tive o prazer de participar nesta caminhada e agradeço a forma como fui bem recebido e saliento o convívio salutar e muito agradável vivido no seio deste passeio pedestre efectuado por tão boas causas. Que se repitam caminhadas desta índole,
o editor deste blogue


Sem comentários: