terça-feira, setembro 18, 2007

TOURMAC: o portal de referência dos Percursos Pedestres e do Pedestrianismo nos arquipélagos da Madeira, Açores e Canárias

TOURMAC é o mais amplo projecto de pedestrianismo efectuado até ao momento em Portugal, pese embora apenas se reportar aos arquipélagos da Madeira e Açores (e também das Canárias, onde teve início). Este projecto teve os seus primórdios em 2003 e desde então vindo a alterar profundamente o panorama dos percursos pedestres nos arquipélagos portugueses.

Este vasto projecto abrange uma miríade de vertentes do pedestrianismo e afins desde a concepção, implementação e manutenção de percursos pedestres; divulgação e promoção dos mesmos; realização frequente de passeios pedestres; formação na área; conferências e jornadas; campanhas de Educação Ambiental; apoio aos deficientes motores na realização dos percursos; envolvimento das pessoas e identidades (associações, organizações, empresas) com estas formas de ecoturismo; etc.

Os parceiros do TOURMAC são os Governos Autónomos de Madeira e Açores e os Cabildos insulares de La Palma, Gran Canaria e El Hierro (Ilhas Canárias).
O TOURMAC visa o desenvolvimento duma oferta integrada de "Turismo de Pedestrianismo", enquadrado na Iniciativa Comunitária INTERREG III B - Açores-Madeira-Canárias. pretende-se proteger e difundir o património cultural e natural dos "caminhos tradicionais" e aproveitar o seu potencial económico para o desenvolvimento local tirando proveito da atracção que representam os passeios pela natureza para a sociedade actual. Além disso, favorecer-se-á o intercâmbio sociocultural dos caminhantes com a população de cada região. Os territórios cooperantes no TOURMAC pretendem criar redes de trilhos sinalizadas, homologadas e integradas com os recursos patrimoniais de cada região. A oferta de "Turismo de Trilhos Pedestres" criada é promovida e comercializada mundialmente de forma conjunta.

No seu portal digital podemos encontrar múltiplas informações sobre os percursos pedestres da Madeira e dos Açores, através de um motor de busca muito bem concebido e muito completo.Os percursos pedestres encontram-se estruturados, para além da distribuição geográfica, da tipologia, e do grau de dificuldade; por temas (água, vulcões, pesca, etnografia, arqueologia, etc). De relevar que site disponibiliza centenas de folhetos de percursos pedestres em formato digital, em diversas Línguas (português, espanhol ou inglês). O próprio portal em si está disponível em cinco Línguas (português, espanhol, inglês, alemão e francés).

Sem comentários: