terça-feira, setembro 18, 2007

Lançamento do livro "Pedestrianismo e Percursos Pedestres" e abertura de exposição sobre Percursos Pedestre, em Ribeira Grande, Açores

"A associação "Amigos dos Açores" no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, realizou no dia 15 de Setembro uma cerimónia no Teatro da Ribeira Grande, concelho da Ribeira Grande, de lançamento do livro "Pedestrianismo e Percursos Pedestres", da autoria de Teófilo Braga, presidente desta associação.

Este livro constitui um manual sobre o pedestrianismo nos Açores, desde a sua história, à sua ligação com a actividade desportiva, turística e cultural, bem como sobre os percursos pedestres, abrangendo os impactes negativos decorrentes da sua implantação e uso, a sua escolha, classificação e marcação. Esta obra de 79 páginas reúne ainda a legislação relativa aos percursos pedestres e pedestrianismo, turismo de natureza e áreas protegidas e classificadas.

Paralelamente procedeu-se à abertura de uma exposição sobre Percursos Pedestres no mesmo espaço, e que estará patente até ao dia 22 de Setembro, entre as 09h30 e as 20h00.

Na cerimónia da abertura da exposição e do lançamento do livro estiveram presentes a vereadora da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Sílvia Pontes, o presidente da Associação Amigos dos Açores, Teófilo Braga e da Ecoteca, Luís Noronha, para além de muitos participantes no passeio pedestre no trilho "Lombadas – Lagoa do Fogo", que ocorreu a seguir.

Neste percurso pedestre algumas dezenas de pessoas foram à descoberta das belezas naturais entre as Lombadas – Lagoa do Fogo, da Ribeira Grande. O percurso tem uma extensão de oito quilómetros e duração de quatro horas, iniciando-se na Estrada das Lombadas, no entroncamento com a estrada do Monte Escuro e terminando no Miradouro da Lagoa do Fogo."

Fonte: Câmara Municipal da Ribeira Grande

Sem comentários: