quinta-feira, setembro 13, 2007

Passeio Pedestre "Uma viagem no tempo observando rochas e fósseis em torno de Cacela" em V. R. de Santo António, dia 15 de Setembro


O Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela Velha organiza um passeio pedestre, no sábado, dia 15 de Setembro, a vários locais de interesse científico e patrimonial de Cacela Velha, em Vila Real de Santo António.

Na zona de Cacela existe uma jazida fossilífera, que se situa na extremidade nascente do Parque Natural da Ria Formosa. No local há rochas sedimentares com cerca de 7 a 9 milhões de anos e fósseis de moluscos, bivalves e gastrópodes bem conservados. A presença de fósseis de espécies típicas de águas quentes indica que há 7 a 9 milhões de anos o local era banhado por águas quentes, com temperaturas equivalentes às encontradas hoje nas regiões tropicais.

Com esta visita, os guias especializados mostrarão também a Fonte da Moura, o forno para cozer a cal, vestígios romanos, árabes e de outros povos.

Na primeira edição do ciclo anual de passeios pedestres temáticos no concelho de Vila Real de Santo António, o Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela, em conjunto com a Câmara local, pretende dar a conhecer os últimos barcos, as plantas medicinais e aromáticas no sopé da serra, as fontes e noras nas hortas do barrocal, as marcas do passado e a arquitectura rural do Algarve.



Inscrições e informações:
Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela
antiga Escola Primária de Santa Rita
Telefone 281952600
E-mail: ciipcacela@gmail.com.

A participação é gratuita e limitada.
Para o passeio, a organização aconselha o uso de calçado confortável, roupa leve, chapéu e protector solar. Os inscritos deverão levar merenda e um cantil com água.

Fonte: Barlavento Digital - 11-9-007

Sem comentários: