quinta-feira, setembro 20, 2007

Acção de Recolha de Lixo na Serra da Estrela dia 23 de Setembro pelo CAAL e ASE

Acção de Recolha de Lixo na Serra da Estrela - Corredor do inferno

"No dia 23 de Setembro, pelas 10 horas, vai iniciar-se uma acção de limpeza, no “Corredor do Inferno”, nas proximidades do Cântaro Magro, na Serra da Estrela.

Nesta actividade, em que a associação "Amigos da Serra da Estrela" (ASE) colabora com o Clube de Actividades Ar Livre (CAAL), presentemente o Clube com maior prática de actividades de montanha no nosso país, que se desloca, expressamente, à Serra da Estrela para comemorar o seu XXII aniversário, vai ser utilizado um processo inédito de evacuação do lixo, entretanto recolhido no fundo da “garganta”, directamente para a estrada.

Vai ser ainda tentada, durante as acções de limpeza, a retirada dos destroços de um automóvel, que se despistou há uns anos, e se encontra entre as rochas, no fundo do “Corredor do Inferno”.

Na acção do dia 23 de Setembro, o Clube de Actividades Ar Livre, espera uma participação de mais de 80 associados a que se juntam elementos da secção de montanha da ASE que, estamos certos, irão contribuir para deixar a área apenas com aquilo que faz parte da Serra.

É preciso que as entidades que têm a gestão da Serra da Estrela compreendam que estas acções têm de acabar. Não é honesto que aqueles que amam as montanhas e os espaços naturais, e os limpam, sejam aqueles que mais são penalizadas por regulamentações pouco realistas que em nada contribuem para a conservação da natureza. Existe demasiada permissividade com aqueles que a andam a sujar. A vigilância das diversas entidades não é visível e a aposta numa persuasão sistemática é inexistente.

Para além destas acções, os associados do CAAL, vão proceder à recolha de sementes de vidoeiro, dando assim o seu contributo para a campanha de “Um milhão de carvalhos para a Serra da Estrela”, terminando neste fim de semana a fase de recolha das sementes desta espécie.

A ASE espera, na presente época, atingir a cifra do milhão de árvores semeadas e plantadas na Serra da Estrela."

José Maria Serra Saraiva
(Vice-presidente da ASE)


Sem comentários: