quinta-feira, setembro 13, 2007

Percurso pedestre Lombadas-Lagoa do Fogo, dia 15 de Setembro, na Ribeira Grande, Açores. Exposição e apresentação de livro sobre Pedestrianismo.


"Os Amigos dos Açores promovem no próximo dia 15 de Setembro o habitual percurso pedestre mensal para sócios, percorrendo o trilho entre as Lombadas, a Lagoa do Fogo e o Miradouro Norte da Lagoa.

Antes do percurso, pelas 9h30m será aberta no Teatro Ribeiragrandense a Exposição sobre Percursos Pedestres e será apresentado o livro "Pedestrianismo e Percursos Pedestres", editado pelos Amigos dos Açores.

Os participantes no percurso deverão inscrever-se antecipadamente até quinta-feira, por telefone ou por correio electrónico para reserva dos lugares no transporte até ao início do percurso e para o regresso do miradouro até à Ribeira Grande.

Este trilho será em breve aberto ao público em geral, logo que esteja sinalizado. Foi aceite como trilho pedestre, proposto pelos Amigos dos Açores e candidatado pela Câmara Municipal da Ribeira Grande. O seu grau de dificuldade é médio/difícil (nível 2/3, numa escala de 1 a 3) e tem uma extensão de cerca de 8 km.

Este percurso é dos mais importantes da Ilha e da Região, devido ao interesse ambiental, por se encontrar todo incluído na Reserva Natural da Lagoa do Fogo, incluída na Rede Natura 2000 e Sítio de Interesse Comunitário. Daí a importância de se seguirem normas de conduta rigorosas, como se preconiza no livro e na exposição que vai estar patente na Ribeira Grande.

Esta zona é uma das reservas da floresta da laurissilva e o seu conhecimento tem uma grande importância didáctica, porque contribui para despertar para uma nova compreensão das questões ambientais e sua valorização.

As inscrições para este evento estão abertas:
CDIJ Escolh@ Cert@ - Tel. 296473015
Ecoteca da Ribeira Grande - Tel. 296498004


Fonte: Azores Digital - 13/09/007

Sem comentários: