quarta-feira, setembro 26, 2007

Implementação da Rede Municipal de Percursos Pedestres de Valença terá seis percursos inaugurados até Janeiro de 2008, num total de 65 quilómetros


Turismo de Natureza ganha força em Valença.


A Câmara Municipal de Valença vai avançar com a Rede Municipal de Percursos Pedestres com a apresentação dos seis primeiros percursos, entre Setembro de 2007 e Janeiro de 2008, com um total de 65 Km's de trilhos pedestres no concelho.

A Inauguração dos Percursos Pedestres será faseada do seguinte modo:
  • 29 de Setembro de 2007 - Via Romana (14,3 km)
  • 12 de Outubro - Veiga da Mira (4,6 km)
  • 27 de Outubro - Monte do Faro (8 km)
  • 10 de Novembro - Entre Mosteiros (11,9 km)
  • 23 de Novembro - Ínsua do Crasto (11,95 km)
  • 12 de Janeiro de 2008 - Castelo da Furna (14 km)

A rede de trilhos é uma aposta da autarquia na criação de uma nova actividade de lazer/desporto nas zonas mais rurais e de montanha do concelho, onde os valores patrimoniais edificados e de natureza proporcionam percursos cativantes.


Para o Presidente da Câmara, Dr. José Luís Serra, «os trilhos pedestres vem reforçar a oferta de actividades turísticas em Valença, dinamizar o turismo tradicional, tentando conquistar novos públicos e quebrar a sazonalidade». O autarca refere, ainda «a importância destes percursos para a oferta de actividades de prática de vida saudável para as populações de Valença e arredores».

Dois dos seis percursos pedestres de Valença avançam em caminhos antigos com grande valor histórico cultural, onde os valores patrimoniais enriquecem os percursos, ao longo dos seus traçados, exemplos disso são o da Via Romana, que coincide, em parte do percurso, com os Caminhos de Santiago e o Entre Mosteiros que proporciona o contacto com os mosteiros de Ganfei e Sanfins. Os percursos da Veiga da Mira, Monte do Faro, Insua do Crasto e da Castelo da Furna são trilhos paisagísticos e ecológicos que proporcionam contacto ou com o Rio Minho ou as encostas do Monte do Faro."



Contactos:
Câmara Municipal de Valença
Praça de República
4930-702 Valença

Tlf: 251 809 500
Fax: 251 809 519
cm-valenca@cm-valenca.pt




Fonte do texto e imagem:
Câmara Municipal de Valença (recebido via email)

Sem comentários: