quarta-feira, setembro 05, 2007

Concelho de Ílhavo com 80 quilómetros de percursos pedestres em 2008. Dia 22 de Setembro inauguração de novo percurso pedestre.

"São já quatro os trilhos pedestres disponíveis no concelho de Ílhavo: o 'Ria Mar', o 'Urbano da Costa Nova', o 'Entre a Ria e a Floresta' e o 'Na Rota das Padeiras'. Estão, ainda, previstos outros dois: o 'Cidade de Ílhavo', a ser inaugurado no próximo dia 22, e o do 'Rio Boco', para o próximo ano. Estes seis trilhos perfazem um total de 80 quilómetros

A Câmara Municipal de Ílhavo vai inaugurar, no próximo dia 22 de Setembro, mais um trilho municipal – o Trilho Urbano Cidade de Ílhavo – em cooperação com a Associação para a Valorização e Promoção do Património (HERA). No âmbito desta parceria, a autarquia ilhavense procedeu à atribuição de um subsídio ao Grupo de Espeleologia e Montanha de Aveiro (GEMA), no valor de cerca de dois mil euros, e à HERA, no valor de cerca de quatro mil euros.

Este novo percurso de cariz cultural urbano terá uma extensão de 6,5 quilómetros. Terá o seu início no jardim Henriqueta Maia, passando pela Igreja Matriz, o bairro e o Esteiro da Malhada, Biblioteca Municipal, Parque Illiabum, Solar dos Maias, Museu Marítimo, Cinema Texas, Vila Vieira, Centro Cultural, Capela de Nossa senhora do Pranto, Rua Direita para além dos becos.

Por se tratar de um trilho urbano, apenas haverá referências ao percurso no Jardim Henriqueta Maia e na zona do Esteiro da Malhada, estando informação disponível no Museu Marítimo, Câmara, posto de turismo e hotéis ilhavenses.

A abertura oficial do trilho "Cidade de Ílhavo" terá lugar pelas 16.30 horas na Rua Direita e com final previsto para as 18 horas no mesmo local. O percurso será acompanhado por técnicos da HERA e do GEMA.



A primeira fase rede de trilhos pedestres estará pronta no Verão do próximo ano, com a abertura do sexto trilho "Rio Boco", que percorrerá a zona envolvente do rio Boco, no canal de Ílhavo, entre os lugares da Coutada e da Vista Alegre.

À disposição dos visitantes estão já quatro trilhos "Entre a Ria e o Mar", "Urbano da Costa Nova" (inaugurados há dois anos) e "Entre a Ria e a Floresta" (desde o ano passado) e o "Trilho das Padeiras" (inaugurado em Agosto). Com a implantação desta rede de percursos pedestres, a autarquia pretende contribuir para o aumento da capacidade do concelho de atrair visitantes, bem como para o aumento da sensibilidade ambiental da sua população, nomeadamente da mais jovem, de forma a levá-la a valorizar o seu património local.

De acordo com a autarquia, «o património natural que está subjacente a este concelho tem potencial para constituir um pólo de sensibilização e educação ambiental para os valores da conservação da Natureza». Foi com esse objectivo que criou esta rede de trilhos, que «permitirão a visita e a descoberta de valores naturais de forma sustentada, bem como a importante continuidade que daremos à infra estruturação da rede municipal de ciclovias, cada vez mais abrangente no espaço e nos ciclistas».

Com efeito, o concelho de Ílhavo reúne condições naturais multifacetadas de elevado valor ambiental. Uma das características mais singulares do seu património natural é a elevada diversidade de habitats que resulta da associação privilegiada entre a Ria de Aveiro e o mar. É desta envolvência que resultam importantes pólos de riqueza faunística, destacando-se várias espécies de aves de interesse comunitário, bem como elevados sistemas naturais de grande valor para a conservação da natureza. Este facto determinou a integração de parte do concelho em Zona de Protecção Especial (ZPE), sendo que, nesta qualidade, a Ria de Aveiro integra a Rede de Sítios Natura 2000.

A rede de percursos pedestres do município ilhavense, quando terminada, somará cerca de 80 quilómetros de trilhos distribuídos por toda a área do concelho. Todos os percursos já existentes têm um folheto editado pela Câmara Municipal, que servem de mapa e roteiro.

Carla Real

Fonte: Diário de Aveiro - 5-9-007

Sem comentários: