terça-feira, setembro 04, 2007

Inauguração do PR2 - "À N. Sra. da Saúde por caminhos de antigamente" no concelho de Vale de Cambra, dia 8 de Setembro de 2007

"A Câmara Municipal de Vale de Cambra vai inaugurar, no próximo dia 8 de Setembro, o segundo percurso pedestre do concelho. Trata-se do PR2 - "À N. Sra. da Saúde por caminhos de antigamente" e está homologado pela Federação Portuguesa de Campismo e Caravanismo e a Autarquia convida toda a população a percorrê-lo numa autêntica descoberta por um dos trilhos mais antigos do Município. O primeiro percurso pedestre do concelho, o PR1 "Varandas da Felgueira", foi inaugurado em 24 de Março de 2007 e tem vindo a granjear elevada receptividade por parte das populações e dos caminheiros em geral.

O percurso pedestre PR2, a inaugurar, inicia-se junto da Igreja da Matriz de S. Pedro de Castelões e pretende refazer, dentro do possível, o antigo caminho de romaria para ao santuário de N. Sª da Saúde.

No alto de Castelões na Serra de Gestoso, a Sra. da Saúde guia os aflitos, é confidente de desabafos, desgostos e causas prementes. O Santuário, erguida em sua honra, é ladeado por um Parque Natural povoado por frondosos carvalhos e sobreiros que servem de sombra às longas merendas ali realizadas por época da Romaria que se realiza, anualmente, a 15 de Agosto.
A História da Sra da Saúde foi construída, como os percursos que nos levam até ao altar mor da Capela: de forma ascendente, ao longo de caminhos por vezes sinuosos, trilhados pelos romeiros que, em pequenos ou grandes grupos, faziam-se chegar ao santuário nas décadas de 30, 40, 50 de forma que mais encurtassem a distância. O percurso que aqui apresentamos pretende dignificar as rusgas de antigamente, sendo um caminho sem trânsito automóvel e que deseja homenagear quem por ele passou, passa e continuará a passar, para pagar as promessas à Sra da Saúde."

Clicar para ampliar

Informações e inscrições:
Posto de Turismo de Vale de Cambra
Av. Camilo Tavares de Matos
Telefone: 256 420 510
Email: sandraalmeida@cm-valedecambra.pt


Fonte do texto e imagem: Câmara Municipal de Vale de Cambra


Sem comentários: