segunda-feira, setembro 17, 2007

Inaugurada rota transfronteiriça entre a Aldeia do Bispo e Valverde del Fresno, dia 17 de Agosto. Juntou 110 participantes, portugueses e espanhóis


No passado dia 17 de Agosto foi inaugurado o percurso pedestre transfonteiriço da "Rota do Malhão", entre a Aldeia do Bispo (concelho de Sabugal) e Valverde del Fresno.

Baseada num antiga rota de contrabando este percurso pedestre Rota do Malhão é um itinerário estabelecido e projectado pela Associação Raiar com o intuito de assinalar os caminhos da serra de Aldeia do Bispo e que têm uma beleza invulgar seja pela natureza, flora, fauna, paisagem, barrocos e construções como moinhos, “choços” ou sepulturas antropomórficas. O percurso está devidamente assinalado pelas indicações feitas em tabuletas de madeira, conforme os parâmetros internacionais dos percursos pedestres.

Foram muitos os participantes, 53 portugueses e 57 espanhóis vindos de Valverde.

Após o “mata-bicho” feito pelas 7 horas, no Restaurante “o Enxido” o grupo português partiu da praça subindo o caminho do Valongo. À saída da aldeia, a passagem pelo marco miliário de granito, de forma cilíndrica, que assinala o início do percurso. Subindo a serra por caminhos, hoje quase intransitáveis, mas outrora muito percorridos, que ligavam aos Fóios, Vale de Espinho e Quadrazais o grupo foi seguindo as indicações das tabuletas, que passo a passo, assinalam pontos de interesse como a nascente da Ribeira de Aldeia do Bispo, afluente do Rio Águeda. A última parte desta subida foi feita junto do limite do perímetro florestal da freguesia de Aldeia Velha. No alto da Matança, em cima da mesa panorâmica de granito, então inaugurada, pudemos observar a excelente paisagem da Meseta Ibérica, formada pela cordilheira do sistema central e pelas terras leonesas do Águeda e Ribacôa.

Os amigos espanhóis, rigorosamente equipados e experientes neste tipo de caminhada, não puderam iniciar a caminhada em Aldeia do Bispo devido a obras na estrada de Navesfrías a Casilhas, que impediu a passagem do autocarro, tiveram de alterar o itinerário tendo-se agrupado mais tarde ao grupo português no miradouro da Matança.


O grupo, agora reunido, foi percorrendo o cume da serra a mais de 1100 metros de altitude e descendo levemente para depois do Malhão e após passagem por um marco miliário, começar a subir por estrada alcatroada até à nascente do rio Côa, em plena Serra das Mesas. Após breve paragem e passando pelo Lameirão iniciou-se uma outra etapa, na direcção da Serra da Malcata, circundando a aldeia dos Fóios, seguindo os marcos da fronteira, percorrendo os cumes das serras, com subidas e descidas por vezes íngremes.

Do alto destas serras da reserva da Malcata, sem linces à vista, o horizonte paisagístico é excelente. A norte, o início do vale do Côa, a sul, as paisagens dos vales e planícies da Extremadura setentrional. A chegada ao Piçarrão, já próximo do limite da freguesia de Vale de Espinho foi um momento para retemperar as forças e prepararmo-nos para a descida a Valverde.

A descida do Piçarrão, outrora percorrida por contrabandistas, que nos levou a descer até aos cerca de 550 metros de altitude, foi a ultima etapa com descidas acentuadas com vales profundos no meio de pinhais, e a flora mais mediterrânica como os medronheiros e oliveiras. O calor aumentou e o cansaço tornou-se mais visível nas faces queimadas pelo sol e nos passos difíceis pelos carreiros cheios de um pó fino que se entranhava pelo corpo. Ao fundo estava a meta: a piscina fluvial, onde sedentos cansados e alegres se cuidou e alimentou o físico dos participantes que pouco a pouco foram chegando após percorrer mais de 32 km de um percurso de dificuldade elevada. Valeu a pena.

No final, ficaram os agradecimentos aos participantes e sobretudo ao Ayuntamiento de Valverde del Fresno pela colaboração no serviço prestado na piscina fluvial e na disponibilização do autocarro que, via Penamacor, levou os caminhantes até Aldeia do Bispo.

O percurso pedestre, segundo as normas internacionais e nacionais, iniciado pela Raiar em Aldeia do Bispo e que se espera que, nos próximos três anos, se possa alargar outras aldeias limítrofes em colaboração com associações e autarquias é um traçado que visa fomentar o turismo e o conhecimento da zona raiana. Segundo o mentor do projecto, Manuel Luís Gonçalves, da Raiar, os percursos na zona raiana são uma novidade. A nível regional só existem em Idanha-a-Nova e em Sortelha. No norte do País são conhecido o das estradas romanas, o caminho de S. Tiago e os percursos dos parques naturais.

Carlos M Fernandes


Fonte do texto e foto: jornal "Cinco Quinas" - 3-9-007


4 comentários:

Anónimo disse...

Estava procurando no google sobre Aldeia do Bispo - Espanha, onde nasceram meus bisavós paternos e vieram para o Brasil em 01.01.1904 e para surpresa achei essa caminhada, fiquei emocionada, pois estou planejando ir para Espanha em 2009 e gostaria de percorrer esse trecho, o nome de meus bisavós:EUZÉBIO CANHADA HERNANDES e ALEXANDRINA BLANCO, quem sabe ainda tenho algum parente aí?

Anónimo disse...

Olá!
Essa Aldeia do Bispo fica em Portugal, no concelho de Sabugal, perto da fronteira com Espanha.
Em Portugal existem mais duas terras com o nome de Vila do Bispo, uma no concelho da Guarda e outra no concelho de Sernancelhe. Não sei se em Espanha existe alguma aldeia com esse nome.

Boa sorte para a sua procura.

Paulo ADAO disse...

Olá
Esta Aldeia, como foi dito, pertence ao concelho do Sabugal, fazendo fronteira com Espanha. Além desta, existem, em Portugal mais duas Aldeia do Bispo, muito perto, uma pertence ao concelho da Guarda e outra ainda ao Concelho de Penamacor, distrito do Castelo Branco.
Sei, que muito perto da fronteira de Vilar Formoso, existe também uma Aldeia del Obispo, no lado espanhol, a cerca de 12 km de Fuentes de Oñoro.
Boa sorte para a pesquiza.

Anónimo disse...

Viva!
Ah! Obrigado pela info e correcção. Em vez de Sernancelhe devia ter referido Penamacor.
Obg,