quarta-feira, março 01, 2006

Flores Percursos Pedestres






Extensão: 11 km
Nível de dificuldade: Médio
Ponto de partida / chegada: Esta caminhada começa na estrada agrícola de betão
entre Ponta Delgada e o Farol da Ponta de Albarnaz, termina na Fajã Grande.
Percurso linear
Descrição: este trilho começa na estrada agrícola de betão entre Ponta Delgada e o Farol da Ponta de Albarnaz, termina na Fajã Grande. No início, deve seguir durante cerca de 1,5 km pela estrada até encontrar um caminho sinalizado à direita, para onde deve  virar. Esta parte do trilho, ladeada de hortênsias, desce e atravessa várias ribeiras até chegar a uma cancela que corresponde a cerca de metade do percurso percorrido. Nesse local pode desfrutar de uma vista sobre o Ilhéu de Maria Vaz, Ponta de Albarnaz
e a Ilha do Corvo. A seguir, continue a caminhar descendo até à Ponta da Fajã, por um caminho de terra batida alternado com pedra de calçada. A partir da Ponta de Fajã o caminho é em piso alcatroado até terminar na Fajã Grande.

Extensão: 10 km
Nível de dificuldade: Médio
Ponto de partida / chegada: Esta caminhada ccomeça na freguesia do Lajedo,
termina na Fajã Grande.
Percurso linear
Descrição: Durante o percurso podem observar-se a costa oeste da ilha das Flores e os ilhéus adjacentes. O trilho passa pelas freguesias do Mosteiro, Fajãzinha e Ribeira Grande, até chegar à Fajã Grande, onde termina. Em geral, o piso é de terra batida, calçada antiga e, por vezes, é interrompido por pequenos troços de alcatrão, principalmente dentro das localidades.

Extensão: 7 km
Nível de dificuldade: Médio
Ponto de partida / chegada: Esta caminhada começa no miradouro das Lagoas,
termina na Poça do Bacalhau.
Percurso linear
Descrição:  A marca que indica o início do percurso, encontra-se a cerca de 50 m do miradouro. Nesse local, entre pelo atalho em que a Lagoa Comprida se apresenta pelo lado esquerdo. Depois, quando este caminho se cruzar com uma estrada de alcatrão, vire à esquerda e siga, durante algumas dezenas de metros, pelo caminho alcatroado até virar, novamente à esquerda, para um caminho com um piso semelhante ao inicial, que pode ter algumas zonas de água e lama. Aí podem observar-se a Lagoa Comprida, a Lagoa Funda e, mais tarde, a Lagoa Branca com o seu aspecto pantanoso. A seguir, ao chegar a um caminho de terra batida vire à direita. Prossiga, até passar uma ponte sobre uma ribeira, onde deve continuar pelo atalho que lhe vai surgir à direita. Siga com muita atenção as marcas de nevoeiro , até chegar novamente ao caminho de terra batida, para onde deve virar para a direita. Siga por este caminho durante aproximadamente 100 m e vire à esquerda no primeiro atalho que surge.  Continue a seguir as marcas de nevoeiro até chegar à beira da falésia, onde se tem uma vista sobre a Fajã Grande. Prossiga depois pela beira da rocha até encontrar uma escadaria de pedra à esquerda, por onde deve descer. Continue seguindo as marcas, até à Poça do Bacalhau.
 
Extensão: 4 km
Nível de dificuldade: Médio
Ponto de partida / chegada: Esta caminhada  começa e termina junto ao miradouro
da Fajã de Lopo Vaz.
Percurso circular.
 Descrição: O trilho progride por uma descida em que o trilho alterna entre terra batida, calçada e degraus em pedra, até chegar à Fajã de Lopo Vaz. É necessário algum cuidado durante o percurso devido à possível queda de pedras da falésia. A exploração desta Fajã fica ao critério de cada pedestrianista. Nela existe uma fonte com água potável, uma praia, pequenos terrenos agrícolas e podem avistar-se cabras selvagens. Como a Fajã não tem saída, o retorno tem de ser feito pelo mesmo caminho até chegar de novo a este local."

Sem comentários: