quarta-feira, março 01, 2006

Parque Natural do Alvão- Percursos Pedestres



  • Percurso Pedestre Agarez/Arnal/Agarez
Ponto de Partida / Ponto de Chegada: Estrada Municipal nº 1214 entre Agarez / Arnal
Extensão : 6,5 km
Duração : 3 horas (aproximadamente)
Dificuldade : Alto
Apoios: Parque de merendas, antes do desvio para Galegos da Serra, na proximidade da queda de água do moinho de Galegos. Café e telefone (Agarez e Galegos da Serra). Com marcação prévia, possibilidade de estadia no Centro de Acolhimento do PNAlvão em Arnal.

Pontos de interesse: Paisagem de grandes contrastes entre verdes campos e declives rochosos ; Arquitectura tradicional de Galegos da Serra e Arnal ; Caos granítico de Arnal ; Amplas vistas sobre a cidade de Vila Real e regiões circundantes ; Altitudes compreendidas entre 700m e 1 000m).
Percurso pedestre circular, com caminhos de pé posto, carreteiros e troços de estrada alcatroada.

Acesso: A partir da IP4 - Saída Vila Real / Hospital, seguir direcção Hospital / Lordelo / Agarez.




  • Percurso Pedestre Barragens/Barreiro/Lamas d'Olo
Ponto de Partida / Ponto de Chegada: A Norte da Barragem Cimeira no ponto de encontro do estradão com a estrada municipal 312-1.
Extensão : 13,5 Km
Duração : 4h30
Dificuldade : Médio
Apoios: Parque de merendas e estacionamento de viaturas (prox. Barragem Cimeira). Cafés/mercearia e telefone (Barreiro, Varzigueto, Lamas de Olo). Possibilidade de serviço de refeições nestas aldeias, bem como em Ermelo e Anta (aconselhamos marcação prévia).

Pontos de interesse: Barragens do Alvão, áreas de matos, aldeias rurais (Barreiro e Lamas de Olo), campos de cultivo, lameiros, carvalhais e pinhais.
O Barreiro (situado entre as cotas de 950 metros e 975 metros) tem cerca de 52 habitantes (recenseamento de 2001). Lamas de Olo (situada entre as cotas de 1000 metros e 1050 metros) tem cerca de 154 habitantes (recenseamento de 2001).
Percurso circular em caminhos de pé posto, carreteiros e troços de estrada alcatroada.
Acesso: A partir da IP4 - Saída Vila Real Norte; EN2 sentido Chaves, Virar para EM312-1 em direcção a Lamas de Olo, com passagem por Borbela, Relvas e Muas. A Partir de Mondim de Basto - EM 1191-1 com direcção a Vila Real (pela Serra do Alvão), com passagem por Bilhó, Anta e Lamas d'Olo (EM 312-1)


  • Galegos da Serra - Arnal
  • P.P. Mondim de Basto

Sem comentários: