quinta-feira, março 02, 2006

Baixo Guadiana- - Percursos Pedestres




Extensão: 3 km
Grau de dificuldade: fácil
Roteiro: percurso pedestre de pequena rota, circular.



Extensão: 6 km
Local de partida/chegada: Para chegar a Beliche - E. N. 122 (Azinhal - Castro Marim). À saida da Junqeira, sentido Azinhal, virar à esquerda, direcção Brarragem do Beliche. A caminhada tem o seu inicio junto ao coroamento da Barragem do Beliche.
Grau de dificuldade: fácil
Roteiro: percurso pedestre de pequena rota, circular. Beliche, Horta do Vinagre, Cerro de santo António.



Extensão: 8 km
Local de partida/chegada: Azinhal, no largo do mercado, junto ao edificio da junta de freguesia,
Grau de dificuldade: fácil
Roteiro: percurso pedestre de pequena rota, circular. O seu traçado permite conhecer a aldeia do Azinhal e uma parte da área geográfica onde esta se insere.



Extensão: 11 km
Local de partida/chegada: A caminhada tem o seu inicio e o seu fim em Odeleite.
Grau de dificuldade: médio
Roteiro: Odeleite de Perto e de Longe" é um percurso pedestre de pequena rota, circular. O traçado: Odeleite, Fonte do Penedo, Alcaria, Assador,moinho de água das Pernadas, Odeleite.




Extensão: 12 km
Local de partida/chegada: A caminhada tem o seu inicio junto à casa do guarda na Mata Nacional das Terras de Ordem. Para alcançar a cada do Guarda - em Odeleite tomar a E.N. 122 em direcção a Mértola , sensivelmente 3 kms depois virar à direita em direcção à casa do guarda.
Grau de dificuldade: médio
Roteiro: "Terras da Ordem" é um percurso pedestre de pequena rota, circular. O traçado: Casa do Guarda, Pernadas, Moinho do Carvão, Tenência, Casa do Guarda.



Extensão: 12 km
Local de partida/chegada: A caminhada tem o seu inicio junto em Corte Pequena. Para alcançar Corte Pequena E.M. 512 (Azinhal-Alta Mora) antes ou depois de Alta Mora virar para Corte Pequena.
Grau de dificuldade: médio
Roteiro: é um percurso pedestre de pequena rota, circular, com um pequeno desvio opcional de 1200 m, que dá acesso ao Cerro das Barradas. O traçado: Corte Pequena, Monte de Cima, Monte de Baixo, Casa Velha e Cerro Alto, Corte Pequena.



Extensão: 15 km
Local de partida/chegada: A caminhada tem o seu inicio junto em Cruz de Alta Mora - Largo/cruzamento, junto à paragem do autocarro.
Grau de dificuldade: médio/alto
Roteiro: "Caminhos de Cabra Algarvia" é um percuso pedestre de pequena rota, percurso circular. Este percurso permite visitar as localidades de Cruz de Alta Mora, Cortelha, Marroquil, Amendoeira, Magoito, Arraia, Lagoa, Cruz de Alta Mora.




Extensão: 11 km
Local de partida/chegada: A caminhada tem o seu inicio junto em Cruz de Alta Mora - Largo/cruzamento, junto à paragem do autocarro.
Grau de dificuldade: médio
Roteiro: "Caminho da Amendoeira" é um percurso pedestre de pequena rota, circular. O seu traçado permite visitar as localidades de Cruz de Alta Mora, Soalheira, Caldeirão, Pernadeira, Funchosa de Baixo e de Cima e Cruz de Alta Mora.


Extensão: 9 km
Local de partida/chegada: A caminhada tem o seu inicio junto em Corte António Martins - à entrada da povoação junto ao Grupo Recreativo Corte António Martins.
Grau de dificuldade: médio
Roteiro: Boa Vista" é um percurso pedestre de pequena rota, circular, com um pequeno troço opcional de acesso ao topo do Cerro da Boa Vista. O seu traçado permite visitar as localidades de Corte António Martins, Eira Pelada, Pomar, Portela do Carvoeiro, Lagoa e Corte António Martins.



Extensão: 7,5 km
Local de partida/chegada: A caminhada tem o seu inicio junto em Vila Nova da Cacela- largo do mercado junto à junta de freguesia.
Grau de dificuldade: médio
Roteiro: Quinta de Cacela é um percurso pedestre de pequena rota, circular. O seu traçado permite visitar as localidades de Vila Nova da Cacela, Arrife, Horta , Torre dos Frades, Vila Nova da Cacela.



Extensão: 8 km
Local de partida/chegada: A caminhada tem o seu inicio nas Laranjeiras , no parque de estacionamento, junto ao chafariz.
Grau de dificuldade: médio
Roteiro: Corre, corre... Guiadiana" é um percurso pedestre de pequena rota, circular. O seu traçado permite visitar as seguintes localidades: Laranjeiras, Guerreiros do Rio, Álamo e Corte das Donas, Laranjeiras .



Extensão: 14 km
Local de partida/chegada: A caminhada tem o seu inicio Miradouro do Pontal.
Grau de dificuldade: médio/alto
Roteiro: "Ladeiras do Pontal" é um percurso pedestre de pequena rota, circular. O seu traçado permite visitar as localidade de Barlucos de Baixo e de Torneiro.



Extensão: 4/7 km
Local de partida/chegada: A caminhada tem o seu inicio Alcoutim na Praça da República.
Grau de dificuldade: baixo/médio
Roteiro: "Os Encantos de Alcoutim" é um percurso pedestre de pequena rota, circular. Possui um troço opcional, de aproximadamente 3 km e que não está sinalizado, com extensão à vizinha vila espanhola de San Lucar del Guadiana, localizada do outro lado do Rio Guadiana. O seu traçado permite visitar os principais ex-libris da vila de Alcoutim: as ruínas do Castelo Velho, o Castelo da Vila, a Ermida de Nossa Senhora da Conceição, a Igreja Matriz de S. Salvador, a Capela de Santo António, a praia fluvial, a Casa de Artesanato, etc.



Extensão: 10 km
Local de partida/chegada: A caminhada tem o seu inicio em Pereiro - Entroncamento para Fonte Zambujo.
Grau de dificuldade: fácil
Roteiro: "Caminhos da Fonte" é um percurso pedestre de pequena rota, circular. O seu traçado passa por diversos pontos de interesse, nomeadamente, caminhos antigos, núcleos rurais, montados de azinheira, entre outros.



Extensão: 12 km
Local de partida/chegada: A caminhada tem o seu inicio em Giões - Largo de Nossa Senhora da Assunção.
Grau de dificuldade: fácil
Roteiro: "O Viçoso" é um percurso pedestre de pequena rota, circular. O seu traçado permite visitar as povoações de Giões, Viçoso, Farelos e Clarines.



Extensão: 13 km
Local de partida/chegada: A caminhada tem o seu inicio em Martimlongo, na rotunda da E.N. 124.
Grau de dificuldade: médio
Roteiro: "Memória Viva" é um percurso pedestre de pequena rota, circular. O seu traçado permite visitar as povoações de Martinlongo, Diogo Dias, Azinhal, Barrada e Silgado.



Extensão: 13 km
Local de partida/chegada: A caminhada tem o seu inicio em Vaqueiros, Largo da igreja de S. Marcos.
Grau de dificuldade: médio
Roteiro: "Cerro acima, Cerro abaixo" é um percurso pedestre de pequena rota, circular. O seu traçado permite visitar as povoações de Vaqueiros, Ferrarias, Pão Duro e o Parque Mineiro da Cova dos Mouros.



Extensão: 13 km
Local de partida/chegada: A caminhada tem o seu inicio em Vaqueiros, Largo da igreja de S. Marcos.
Grau de dificuldade: médio/elevado
Roteiro: Em Busca do Vale Encantado" é um percurso pedestre de pequena rota, circular. O seu traçado permite visitar as localidades de Vaqueiros, Madeiras e Mochique.



Sem comentários: