quarta-feira, março 01, 2006

Batalha - Percursos Pedestres



Partida e Chegada: Junto à Capela de S. Mateus (coordenadas: M=57173 P=3429)
Tipo de Percurso: Circular, de pequena rota, por caminhos rurais, carreiros e calçada
Distância do Percurso: 6 Km
Duração: aproximadamente 2h20
Grau dificuldade: Médio
Época aconselhada: Todo o ano

O Percurso Pedestre "Mata do Cerejal" tem início junto às Capelas de São Mateus e Nossa Senhora do "Ó", classificadas como imóveis de interesse religioso percorrendo, de seguida, os principais locais de interesse do lugar de Alcanadas. A parte inicial do percurso desenvolve-se em plena Mata do Cerejal, zona natural bastante rica (inserida na Rede Natura 2000), quer em espécies animais como vegetais.
O Percurso Pedestre "Mata do Cerejal" proporciona excelentes vistas, podendo apreciar-se, para além do património natural existente, a antiga Boca da Mina de Carvão, os Polvarinhos (locais onde se armazenava a pólvora para a extracção mineira) e os campos de cultivo.



Partida e Chegada: Largo da Fonte (coordenadas: M= -54065,44 ; P= -2944,30)
Extensão: 6 Km
Duração aproximada: 2h30m
Tipo de piso: Predominantemente por caminhos rurais, carreteiros e calçada
Grau de dificuldade: Médio.

O Percurso Pedestre "Buraco Roto" inicia-se no Largo da Palmeira, o centro da Freguesia de Reguengo do Fetal, prosseguindo em direcção ao Buraco Roto – gruta necrópole de uma beleza e enquadramento paisagístico deslumbrante e que nos meses mais chuvosos, debita grandes quantidades de água, criando uma cascata.
Em diante, o percurso propicia a passagem por uma caminho empedrado, utilizado pelos peregrinos em direcção ao Santuário de Fátima, alçando-se depois o Vale do Malhadouro, um dos locais onde é possível observar à prática da escalada. Refira-se a este nível que a zona em causa é uma das utilizadas em Portugal para a prática deste desporto de montanha



Partida e Chegada: Junto à Escola Básica dos Crespos (coordenadas: M= -48736,14 ; P= -6953,388)
Extensão: 6,7 Km
Duração aproximada: 3h00m
Tipo de piso: Predominantemente por caminhos rurais e carreteiros
Grau de dificuldade: Médio.

O Percurso Pedestre "Rota dos Moinhos", inicia-se junto à Escola Básica dos Crespos, próximo da entrada Norte do EcoParque Sensorial da Pia do Urso. É um percurso que permite o contacto com a Natureza, podendo ser observadas inúmeras espécies animais e vegetais. A par da fauna e da flora, e tal como o nome indica, o percurso é marcado pela existência de vários moinhos, alguns deles ainda em funcionamento.
Ao longo da marcha efectuada é possível observar paisagens de grande beleza natural, destacando-se as diferentes formações geológicas do maciço calcário estremenho, terminando o percurso no EcoParque Sensorial da Pia do Urso, o primeiro parque sensorial do país vocacionado para cidadãos portadores de deficiência visual, recentemente distinguido pelo Turismo de Portugal.

Sem comentários: